sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mensagem do Dia

"Afaste preocupações excessivas. Deus está com você." (Padre Pio de Pietrelcina)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Foto da semana

Papa pede aos comunicadores respeito pela dignidade do ser humano

Quinta-feira, 29 de outubro de 2009, 12h00

Da Redação, com Rádio Vaticano


O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, 29, no Vaticano, os participantes da Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, encontro que se iniciou na segunda-feira, 26. No encontro, o Pontífice pediu aos profissionais dos meios de comunicação, especialmente católicos, o "respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana" e um "diálogo permeado na busca sincera da verdade e da amizade, desenvolvendo os dons de cada um e colocando-os a serviço da comunidade humana".

Bento XVI destacou ainda que as grandes mudanças sociais dos últimos vinte anos promoveram na Igreja uma grande sensibilização e estes temas continuam ainda hoje a suscitar uma análise sobre a presença e a ação da Igreja no campo da comunicação.


“A Igreja está cada vez mais consciente da modernização das tecnologias e de suas conseqüências nos meios de comunicação, como a rapidez, a persuasão e a participação de todos no processo de difusão das notícias”, disse o Papa ao recordar que a Igreja sempre acompanhou esta evolução.



“Multiplicar o anúncio e integrá-lo a esta nova cultura”: palavras de João Paulo II que Bento XVI repetiu hoje aos responsáveis da comunicação no Vaticano. Também ressaltou que a Igreja, chamada a anunciar o Evangelho aos homens do terceiro milênio mantendo o seu conteúdo inalterado, se confronta com novas formas de comunicar, com novas linguagens, com técnicas e comportamentos psicológicos diversos.

O Santo Padre convidou ainda aos participantes da Assembleia que analisem as dimensões das mudanças atuais e seu aspecto antropológico. “A evolução atual do mundo da mídia requer que sejamos cada vez mais comunicativos, resumindo as várias vozes ou colocando-as em recíproca conexão”, disse o Pontífice.



A seguir, Bento XVI recordou as funções do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais que seriam as de aprofundar todos os elementos da nova cultura da mídia e ser orientador e guia para as Igrejas particulares que devem compreender a importância da comunicação, ponto decisivo de todo plano pastoral.



Em relação aos fiéis, Bento XVI disse que a necessária valorização das novas tecnologias midiáticas deve ser sustentada por uma constante visão de fé, pois além do meio utilizado, a eficácia do anúncio do Evangelho depende primeiramente da ação do Espírito Santo, que guia a Igreja e o caminho da humanidade.



Antes de terminar seu discurso, o Papa fez mencionou a Filmoteca do Vaticano, que está completando 50 anos. Criada pelo Bem-aventurado João XXIII, possui um acervo de vídeos que ilustram a história da Igreja desde 1896 até os dias de hoje.

Fonte: www.cancaonova.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ave cheia de Graça, o Senhor é Contigo!


Durante o mês de maio, nós, fiéis católicos, nos aproximamos de mais uma das grandes graças de nossa fé: a veneração de Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe. A alegria de professar essa filial devoção teve início nos primórdios da Igreja e certamente se reporta ao que se passou como descreve o evangelista João:
“Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse a sua mãe: ‘Mulher, eis aí o teu filho. ’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí a tua mãe.’ E dessa hora em diante o discípulo a levou para casa.”(Jo 19, 26-27)
Naquele momento, diante da cruz de Jesus, ao lado de Maria estava não apenas o discípulo amado (João), mas encontrava-se representado cada um de nós. O momento é envolto de uma oportuna providencia divina e se faz cheio de significado.
Primeiro: elucida em nós uma questão tantas vezes levantada: Teria Jesus tido irmãos? José teria sido casto, vivendo ao lado daquela jovem até sua morte sem ter com ela a união íntima? Ora, se Jesus tivesse tido realmente irmãos, Maria não teria que ser entregue a um dos discípulos de Jesus, mas ficaria na companhia de seus filhos.
Segundo: revela uma ordem de importância na participação de Maria frente aos discípulos de Jesus. A sociedade hebraica daquele período era extremamente machista, sendo necessária por várias vezes a intervenção da religião para resguardar as viúvas como podemos constatar várias vezes no texto sagrado. Assim sendo, Jesus deveria primeiro enviar João para cuidar de sua mãe, mas o que vemos? Exatamente o oposto disso. É ela que deve cuidar de João. É Maria que deve acolher João como seu filho, dispensando a ele, todo o amor e carinho que ela destinara a Jesus, enquanto estava entre nós em sua missão.
Terceiro: ali em João, encontram-se cada um de nós, sendo acolhidos como filhos por Maria. Mas não apenas isso. Diante da cruz! Quantos de nós podemos testemunhar que quando estávamos diante das mais terríveis cruzes de nossas vidas pudemos sentir a presença consoladora de Maria ao nosso lado. E qual deve ser nossa atitude a partir de então? Como João levar Maria para a nossa casa, para nossa vida, para nossas lutas, para nossa família. Sendo Maria a Cheia de Graça, assim começamos esta reflexão, onde ela estiver ali também estará à graça do Senhor! (Catecismo da Igreja Católica Nº 970).
Se reconhecemos a importância do Pentecostes para o cristianismo, quando o Espírito Santo, o Paráclito, o prometido do Pai, veio sobre os apóstolos, amedrontados e escondidos por medo dos judeus e infundiu-lhes um novo vigor e uma paresia (cf. At 2,1-47),ainda mais teremos motivos de considerar Maria como Bem-Aventurada segundo o próprio cântico do Magnificat, pois é nela que se dá a primeira experiência do Pentecostes no Novo Testamento. “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra.” (Luc 1,35b) A simples saudação de Maria a sua prima Isabel, narra o evangelista Lucas, a deixa cheia do Espírito Santo. Desta forma, ensina a Igreja: "O Espírito Santo preparou Maria com a sua graça. Convinha que fosse ‘cheia de graça’ a mãe daquele em que ‘habita corporalmente a Plenitude da Divindade’ (Cl 2,9). Por pura graça, ela foi concebida sem pecado como a mais humilde das criaturas, a mais capaz de acolher o Dom inefável do Todo-Poderoso.” (Catecismo da Igreja Católica Nº 722).
No centro de nossa fé, está o próprio Cristo, em sua presença eucarística, em tantos e tantos sacrários de Igrejas e Capelas. Não podemos esquecer porém que o primeiro sacrário foi o seio virginal de Maria, onde esteve Jesus em sua carne e seu sangue. E ousando em nossa fé católica, aquele divino sangue que jorrou na cruz por nossa salvação, como celebramos recentemente no Domingo da Misericórdia, tinha no mínimo o DNA de Maria.
Tudo por Jesus, nada sem Maria! Que nesse mês de Maio, consagrado a Maria, Advogada, Auxiliadora, Protetora, Medianeira, Assunta, Cheia de Graça, Escrava do Senhor, Imaculada, Mãe de Deus, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja, Sede da Sabedoria, Refúgio do Cristão, seja renovado em nós, por meio do Espírito Santo, o amor àquela que se fez nada, mas que nos trouxe tudo. E que tenhamos nosso sim diário a Jesus e ao seu chamado renovado e um inflamado amor por sua Igreja, ao lado de Maria, mesmo nos momentos de Cruz. Amém!
Christian Moreira. Consagrado de Aliança na Comunidade Canção Nova.

Levanta-te

Você é uma potencia de amor nas mãos de Deus

A paz de Jesus e o amor de Maria!

Quero partilhar com você, algo que o Senhor colocou no meu coração e que é motivo de eu estar escrevendo. Em Marcos 3,1-6 está a passagem onde Jesus cura um homem com mão atrofiada (ou seca), e enquanto eu meditava esta passagem me vi nitidamente naquele homem.

O evangelho narra que Jesus entrou na sinagoga e lá estava um homem de mão atrofiada (ou seca), e Jesus disse a ele “Levanta-te e vem para o meio”. O que aconteceu depois você pode ler : aquele homem foi curado da atrofia nas mãos.
Mas, esse “levante –te e vem para o meio” de Jesus , não foi só para aquele homem ser curado fisicamente, mas curado em todo seu ser. “Levanta-te e vem para o meio”, ou seja, se mostre, não tenhas medo, não se exclua, mostre quem você é, saia do comodismo de achar que sua vida é assim mesmo e não muda pois você nasceu assim e vai morrer assim.... Vem para o meio , não fique olhando para a sua atrofia, para os seu defeitos, não se anule, não se esconda.... Muitas vezes estamos no meio das pessoas, mas ninguém nos conhece, por que não nos damos a conhecer. Como aquele homem, ficamos num canto qualquer.
Achando-nos ,inferiores aos outros e não damos oportunidade para nos mesmos, crescermos, na nossa vida espiritual, emocional, afetiva,etc. Me vi naquele homem por que sei que em meu coração, existem áreas atrofiadas e secas, que precisam de cura. Admitir isso e o primeiro passo para vida nova que cristo traz.
Nesta hora precisamos de alguém que nos indique o caminho! E o Caminho, a Verdade e a Vida, é Jesus! E Ele diz para você hoje: “Levanta-te e vem para o Meio”, saia da sua prostração, deixe que eu mostre para os outros a obra linda que você é, os dons que você tem. Seja testemunha das minhas obras e do que eu posso fazer na sua vida”.
Saiba, Deus colocou em você uma potência de amor, e para você descobri-la, Ele quer te curar de toda atrofia e de toda secura interior. Portanto, levanta-te! Reaja! E o Cristo resplandecerá em ti. É vontade de Deus, a sua alegria, pois alegria do Senhor é vossa força. Não entregue sua alma a tristeza, pois a tristeza matou a muitos... Deus ama você e o quer testemunha desse amor!
Talvez você esteja me achando repetitivo, mas olhe ao seu redor, nos noticiários de tv e rádio... quanta violência, quanto testemunho de dor, quanta morte! E isso se repete todos os dias, e tudo isso para dizer nas entre linhas que Deus esqueceu de nós. Mas você foi feito para testemunhar a vida que é Jesus! A esperança de céus novos e terra nova. Dizer, que Deus não esqueceu de nós, pelo contrário, Ele está perto, ele se deixa encontrar... Por isso, mais uma vez eu te digo LEVANTA-TE E VEM PARA O MEIO! Jesus lhe dará uma vida nova, tirará toda atrofia e secura de tua alma, e como ele prometeu, do seu interior brotará rios de água viva, e muitos verão essa água viva em você, que é o Espírito Santo e se voltarão para Deus. Levante-te vem para o meio, você é uma potencia de amor nas mãos de Deus.

Deus te abençoe.

José urbano,
Comunidade Canção Nova

Parábolas: Pedagogia de Jesus


Formações

As parábolas da minha vida
O ensinamento transmitido através das coisas simples da vida. Jesus pôs-se novamente a ensinar, à beira do mar, e aglomerou-se junto dele tão grande multidão, que ele teve de entrar numa barca, no mar, e toda a multidão ficou em terra na praia.

E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas… (Mc 4,1-2a)

Este texto que abre o capítulo 4 do Evangelho de São Marcos é o início da parábola do semeador, tão conhecida por nós.

Nessa parábola Jesus compara o anúncio da Palavra ao semeador que sai a espalhar suas sementes no campo (Um homem saiu a semear…v.4); compara a maneira com que as pessoas recebem essa Palavra aos diferentes terrenos nos quais a semente é lançada pelo homem do campo (O semeador semeia a palavra… v.14).

Assim Jesus fez por diversas vezes: E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas…


Mas o que é a Parábola?

A parábola é um tipo de comparação, pois se utiliza de imagens da realidade para expressar uma outra realidade mais profunda.

Quando Jesus usa esse recurso é porque quer explicar algo, ele quer ir além daquilo que as imagens por ele apresentadas evocam. E desse modo, usa essas imagens (semeador, campo, semente, espinhos, pedras…) para, a partir delas, transmitir seu ensinamento sobre o anúncio da Palavra, sobre o Reino dos Céus, para questionar a realidade…


Mas afinal, por que Jesus ensinava em parábolas?

Porque essas comparações eram sempre feitas com coisas concretas do cotidiano dos seus ouvintes. Por exemplo: uma família que morava no campo, pobre e sem instrução poderia entender perfeitamente: “O Semeador semeia a Palavra”, “O reino de Deus é como um grão de mostarda”, “O reino de Deus é como um fermento”… . Essas imagens eram fixadas a tal ponto que, depois que a pessoa tivesse contato com a semente, com um semeador, um grão de mostarda ou visse sua árvore, lembraria das palavras de Jesus, e, principalmente, faria essa ligação entre o cotidiano e as verdades reveladas pelo mestre e entenderia seu ensinamento.


Precisamos nos lembrar que na época de Jesus ainda não havia o hábito de se tomar nota das palavras dele. Seu ensinamento era transmitido oralmente e assim repassado às gerações seguintes. Numa cultura em que a oralidade era a forma mais usada para a transmissão do conhecimento, a fixação do ensino através de imagens, símbolos e situações era muito importante nesse processo.

Desta forma, a parábola tinha ligação muito concreta com a vida diária dos ouvintes de Jesus.

Aprender um pouco mais sobre as parábolas pode, neste mês da Bíblia, nos ajudar a entendermos melhor estes textos presentes no Evangelho e nos animar a lê-los e a nos instruirmos com eles mais frequentemente.

Mas, sobretudo, no contato com a Bíblia, podemos compreender que o nosso cotidiano é matéria-prima para Jesus ensinar as verdades sobrenaturais. Devemos nos atentar para isso. Ensinado por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e nossa vida espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Jesus nos fala.


Que nossa vida seja uma parábola: um lugar onde olhamos para as coisas concretas que vemos e conhecemos, e dali retirarmos as inspirações e os ensinamentos divinos. Divinizem-mos o nosso dia-a-dia.

Santo Agostinho nos diz que quem não é espiritual na carne, torna-se carnal até no espírito.

Que neste mês da Bíblia, experimentemos na sua leitura, esse Verbo Divino que faz da nossa vida cotidiana um espaço privilegiado para ouvirmos a sua voz e a transmitirmos aos outros.

Que Deus nos abençoe!


Denis Duarte
contato@denisduarte.com
Denis Duarte Especialista em Bíblia e Cientista da Religião.
www.denisduarte.com