terça-feira, 1 de junho de 2010

Série - Combate Espiritual

Você conhece a história da Bíblia. Há um tempo das vacas gordas e outro das vacas magras (cf. Gn 41), ou seja, na vida há momentos de abundância e outros de carência; há um tempo de sucesso e outro de fracasso. Santo Inácio de Loyola chamava o tempo das vacas gordas de “consolação” e o das vacas magras de “desolação”. Seus “Exercícios Espirituais” escritos mais ou menos no tempo em que os portugueses chegavam ao Brasil, são construídos basicamente sobre esta luta constante que travamos em nosso interior para administrar estas duas situações. Uma de suas lições que mais me marcou é a seguinte: “Na desolação não mude o propósito”. Este é um dos nossos erros mais freqüentes. Quando nos vemos em situação de desolação, fracasso, carência, queremos mudar alguma coisa. Marido e mulher têm uma briga e na hora da revolta resolvem se separar. É a pior decisão. Na desolação não devemos mudar as coisas. Imagine que no meio da festa você ouve o primeiro trovão e em seguida o barulho da tempestade. Imediatamente resolve sair sem guarda-chuva. Vai se molhar. Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento espera a chuva passar. Mas na vida nem sempre usamos esta sabedoria natural. Enfrentamos raios e trovões e acabamos tomando uma decisão precipitada.

Outra lição de Santo Inácio é que no tempo das vacas gordas devemos ajuntar reservas de esperança no celeiro do coração, sabendo que o tempo das vacas magras virá. Quando chegar teremos suprimentos para o inverno da vida. Mas no tempo das vacas magras é importante também lembrar sempre que um dia a fartura retornará. Não será inverno para sempre. Esta dupla atitude faz de nós pessoas sábias que nem se empolgam demais com o sucesso nem se desesperam com o fracasso.

Falando em sucesso, ele é bem diferente da fama. Uma psssoa famosa é apenas alguém muito conhecido e que neste momento tem um grande número de admiradores. Não é necessariamente uma pessoa que está fazendo as coisas do jeito certo. Há criminosos que são famosos. A fama não vale nada. É pura ilusão. É efêmera. O sucesso é diferente. Uma pessoa bem sucedida é aquela que faz as coisas bem feitas. Muitas pessoas alcançam a fama por causa do seu sucesso. Outras são produto do marketing ou de algum fenômeno sazonal, ou seja, é uma fama de estação, como algumas canções que duram apenas um verão.

Penso que o tempo das vacas magras é mais propício para o crescimento. É o tempo das podas. É o inverno quando as folhas caem, rareiam os frutos e a força da árvore vai para a raiz. É o momento ideal para fazer um retiro de silêncio e discernir caminhos para a vida. O tempo do sucesso costuma nos iludir e colocar a alma em risco. Não é raro ouvir os casais dizerem que foi no tempo do desemprego e da fome que seus laços de amor se fortaleceram mais. Famílias bem sucedidas, ricas, normalmente tem mais dificuldades na educação dos filhos e em manter estes laços de comunhão.

Vejo hoje movimentos na Igreja que estão tendo sucesso. É bom tomar cuidado com este tempo de vacas gordas, pois o o carisma pode estar sendo congelado pela fama. A intuição pode estar sendo refém da instituição.

Padre Joãozinho scj.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/2007/11/14/combate-espiritual-no-tempo-das-vacas-magras/