terça-feira, 17 de julho de 2012

Só em Deus encontro repouso - Márcio Mendes





No livro dos Números, Deus convocou o povo para reunir 80 homens na tenda de reunião. Enquanto isso fora do acampamento, outros dois homens ficaram cheios do Espírito Santo. Eles começaram a profetizar, mas alguns que os ouviam diziam a Moisés que os impedissem. Porém, Moisés lhes disse que seria bom que todos assim o fizessem.

Isto também pode e deve acontecer hoje, o Senhor derrama o Seu espírito Santo para que possamos profetizar. Podemos ver que, como naquele tempo, o Espírito Santo é derramado não somente na “tenda” principal. Não há obstáculos para Jesus, mesmo quando Ele encontra as portas fechadas. Mesmo as pessoas que não estão aqui presentes, o Senhor vai a todos os lugares e você o pode encontrar, mesmo que as portas estejam fechadas.

Jesus disse: Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve. (Mt 11:28-30).

Quantos de nós experimentamos o cansaço em meio ao mundo de hoje. O Senhor nos propôs uma cura nessa passagem, mas na dimensão da fé. O Senhor, vivo e ressuscitado está no meio de nós. Dele ouvimos o convite: Vinde a mim! Você pode estar se perguntando: devo ir onde? Na Canção Nova, ou outro lugar? Não, você tem que buscar uma experiência com Jesus!

Jesus prometeu e é mais fácil esse Rincão ser lançado fora daqui, do que Ele voltar atrás de suas promessas. Hoje em dia, muitos se apresentam como a solução para os seus problemas. Por isso precisamos tomar cuidado para não sermos enganados por pessoas que estão pensando somente em seus próprios interesses. Jesus nos oferece gratuitamente: Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. (Mt 16-24). Isso é submeter-se ao jugo do Senhor. Ele nos promete: Encontrarei alivio para as vossas almas.

Jesus tem para nós algo muito melhor pra você do que o que você veio buscar. Porém, para isso, você tem que deixar aqui o Seu homem velho. A coisa mais fácil para Jesus é atender você imediatamente. Para Deus é muito mais fácil dizer: levanta, toma o teu leito e anda. (Jô 5:9). Mas podemos ver numa dimensão diferente, como em Jo 4:14, Jesus nos diz: “mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede”. É isso que Ele quer fazer conosco, nos dar a água viva do Espírito Santo. Jesus nos oferece duas águas. A solução para os seus problemas e a salvação. Temos então que escolher, como na multiplicação dos pães. A multidão seguia Jesus e Ele lhes disse: Vocês vem a mim não por causa dos milagres, mas porque ficaram saciados com os pães. Eles tinham visto que Jesus podia curar, multiplicar os pães mas quando Ele lhes disse que quem quiser a salvação tinha que comer a Sua carne e beber seu sangue. Muitos deixaram de seguir Jesus por causa dessas palavras, porque não foram atendidos na hora.

Jesus quer nos dar muitas coisas, mas o mais importante é a vida eterna. O restante é acréscimo, por isso muitas vezes não recebemos o que pedimos, porque para nós o mais importante é o Reio dos Céus. Santo Agostinho dizia: de que adianta viver bem, se eu não viver eternamente.

A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas. (IICor 4-17-18).

Estou aqui na Canção Nova porque eu creio na eternidade. Há uns 800 anos atrás, São Francisco disse: “meus filhos, grandes coisas prometemos a Deus, mas muito maiores são as que Ele nos prometeu. Pequena é a pena, o sofrimento do tempo presente, mas a glória que nos espera é infinita.”

Quando não acreditamos na vida eterna, qualquer sofrimento parece ser insuportável. Mas quando acreditamos, o que são os sofrimentos da vida diante dos bens eternos. Faço um apelo a sua fé: as coisas visíveis são momentâneas, mas os que Deus quer nos oferecer é eterno. Vale a pena dar a vida por aquilo que é eterno. Quem sabe um dia podemos ser irmãos de comunidade, sair em missão juntos.

Nós da Canção Nova, espalhamos eternidade e se alguém lhe perguntar responda, eu encontrei a eternidade!

Transcrição: Natalino Ueda
Fotos: Maurício Rebouças