terça-feira, 24 de novembro de 2009

Instituições católicas podem romper com Washington

WASHINGTON, segunda-feira, 23 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- Devido à determinação dos legisladores de redefinir o matrimônio, a arquidiocese de Washington, D.C., Estados Unidos, anunciou que não terá outra opção a não ser retirar-se de sua colaboração com o governo na cidade.
Uma norma sobre “igualdade do matrimônio civil” exigiria que as instituições católicas oferecessem os mesmos benefícios aos empregados que têm uma união homossexual que a um empregado com um matrimônio heterossexual. As licenças das instituições educativas e profissionais católicas estão também em jogo.
Em um artigo de opinião no Washington Post, na semana passada, o arcebispo Donald Wuerl explicava por que a lei obrigaria a arquidiocese a cancelar sua parceria.
Ele afirma que a Igreja não dá ultimato, mas simplesmente reconhece que “os novos requerimentos da cidade às organizações religiosas para que reconheçam os casamentos homossexuais em suas políticas poderia restringir nossa capacidade de proporcionar o mesmo nível de serviços que temos agora”.
“Isso se deve a que o Distrito requer das entidades caritativas católicas certificar sua conformidade com as leis da cidade quando for solicitar contratos e donativos. Dado que as entidades caritativas católicas não podem cumprir os mandatos da cidade e promover os casamentos homossexuais, a cidade teria de recusar contratos e licenças”, esclarece.