segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Sofrimento e a dor não são uma desgraça ou maldição

Faz parte do mistério da vida o sofrimento, a dor e estes costumam abalar as nossas estruturas físicas, espirituais e principalmente psico emocionais. As perguntas nos deixam cheios de confusão, por quê? Logo comigo, que não faço mal a ninguém? Porque que Deus que é tão bom e poderoso permite isso acontecer com aquela pessoa? Estou pagando os meus pecados? Aquela pessoa ruim e assassina merecia este não! Outra fraqueza que geralmente caímos é no conformismo, é vontade de Deus! Acontece com todo mundo ou culpamos algo ou alguém e acabamos sofrendo mais. Quando não se encontra o sentido para viver o sofrimento, perde-se muitas vezes o sentido de viver. Já pensou nisso? Que situação hoje mais te desequilibra e como você tem vivido os momentos de sofrimento em sua vida?

Porque é que Deus permite o mal?

“A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não extraísse o bem. Deus realizou admiravelmente isso mesmo na morte e ressurreição de Cristo: com efeito, do maior mal moral, a morte do Seu Filho, Ele retirou os bens maiores, a glorificação de Cristo e a nossa redenção”. (Catecismo da Igreja – Capitulo Primeiro, n°58). “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios”. (Romanos 8,28).

Como tirar coisas boas de um grande sofrimento, como crescimento humano e espiritual, mudança de vida? O sofrimento é uma experiência de Monte Tabor, que nos transfigura que pode mudar a nossa vida. Você já pensou se as pedras preciosas não passassem pelo processo de lapidação, ou o ouro e a prata não passassem pelo fogo da purificação. Seriam pedras sem muito valor e beleza e metal fosco e sem grande importância. Os tempos de hoje não ensinam, nem preparam as pessoas para os grandes desafios e obstáculos da vida, nossa geração tem formado pessoas fracas, individualistas e muito frágeis, despreparadas emocionalmente, que não agüentam nada, como dizia o nosso Padre Léo: uma geração light. Tudo é muito fácil e esta sempre a mão, se mascara as coisas e não permite que as pessoas enfrentem os problemas de frente. Não existe problema sem solução e sofrimento sem fim, tudo passa!


Aprendi a chamar o sofrimento de “visita de Deus”, é claro que Ele não quer que ninguém sofra e muito menos venha a morrer, onde Ele se utiliza para manifestar a sua graça, para corrigir ou para mudar o curso de nossas vidas. “Deus te vê e não é indiferente a sua dor, Ele te entende, quer te envolver de amor”. Nos grandes sofrimentos que já vivi como morte de ente querido, enfermidades, decepções, tristeza e solidão etc. Fui adquirindo tempera e vencendo obstáculos, quero aqui partilhar com você alguns pontos que tem me ajudado a crescer e a não perder a alegria e o sentido de viver o sofrimento:

A primeira delas é o Dom da Fé: ela tem muitas vezes segurado o meu pranto e mostrado o caminho que eu devo seguir acreditar naquilo que ainda eu não estou vendo. (Cf. Hb 11, 1). Acreditar em Deus e que Ele esta no controle de tudo. “Tudo é possível para aquele que crê”.

Esperança: virtude do Espírito Santo, que continuamente tem alimentado a minha fé, principalmente no desanimo e na vontade de desistir, “pois a esperança não engana, pois o Espírito de Deus foi derramado em nossos corações”. A esperança é companheira do fruto da alegria, que nos liberta daquele sufoco de aceitar o que não tem mais jeito. Com isso eu sempre estou lutando e não baixo a guarda. Pois dizia São Francisco de Assis: “A alegria exorciza o demônio!”.

Oração e o louvor: “Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito à vontade de Deus em Jesus Cristo”. (I Tessalonicenses 5,18). Na intimidade com Deus, eu o coloco no controle de tudo, evito a murmuração, o sentimento de derrota, auto-piedade e continuamente estou renovando as minhas forças para começar de novo e experimentar a libertação, o louvor abre as portas do sobrenatural, da ação de Deus. ”Pela meia-noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam um hino a Deus, e os prisioneiros os escutavam. Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas”. (Atos dos Apóstolos 16,25. 29).

O Amor: Tenho encontrado a essência de Deus na minha família e nos amigos que o Senhor tem colocado ao meu lado, principalmente quando eu busco ajuda. Com eles eu partilho, choro e não preciso mascarar a minha dor, porque eles me amam. O amor tem sido como um balsamo suave, que diminui a dor do sofrimento e do cansaço. “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (I Coríntios 13,4-7). O amor jamais acabará!

Assim tenho dado sentido e valor ao sofrimento e sei que já estou colhendo os frutos de quem está aprendendo a sofrer, não é fácil, mas vale a pena mudar a nossa mentalidade e dar ao mundo uma resposta diferente, o sofrimento e a dor não é uma desgraça nem uma maldição, pelo contrario é um trampolim para chegar à vitória, a vitória da vida. Sofrer sem nunca deixar de amar!

fonte: blog.cancaonova.com/padreluizinho