segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Homilia Diária - 21/02/2011 - "A oração fortalece nossa fé"


Marcos reúne aqui fragmentos extraídos de várias outras narrativas de cura e exorcismo. Fica em destaque a fragilidade do entendimento dos discípulos, fica realçada a importância da fé e da oração. A fé expulsa o espírito mudo e surdo e a oração fortalece nossa fé.
“Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão”, imagino que seja isto mesmo que os espíritos maus fazem conosco, nos joga no chão. O pai do menino descreve com detalhes o mal que aquele espírito faz ao seu filho e ele não aguenta mais, procura primeiro os discípulos, mas não adianta. Desesperado, pede a Jesus. É tanto sofrimento que ele mal acredita que pode receber a cura “SE tu quiseres…”. Mas Jesus tudo pode!
Para Anselmo Grum, um monge beneditino, podemos tirar muitas lições desta passagem: o mal que nos deixa fracos, no chão, muitas vezes nos impede de falar, de expor nossos sentimentos, tenta até mesmo nos tirar a vida, não necessariamente a vida em si, mas uma vida saudável, a alegria, o vigor.
Nossas armas para vencer esse mal é a humildade, fé e oração. O pai do menino sabia que não tinha fé suficiente e foi humilde em pedir mais, pediu que Cristo o ajudasse na sua fraqueza, na sua limitação em falar com Deus, mesmo que de forma simples, mas dirigindo-se a Ele, já é uma forma de oração.
Quando Jesus cura o menino, ele fica como morto, porque faz parte deste processo levantar-se, recuperar-se da queda. “Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé.”
Peçamos a graça de ter humildade e ir em busca de mais fé, com súplicas e orações, pois àquele que tem fé, tudo é possível. Que busquemos sempre mais uma vida de oração. E principalmente, quando algum mal nos acometer, tenhamos força, fé e humildade para acolher a mão de Jesus, que vem nos levantar sempre.
Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até mim.