terça-feira, 15 de março de 2011

Beatificação de João Paulo II já está em Facebook e Youtube


ROMA, 14 Mar. 11 (ACI) .- A Santa Sé divulgou hoje uma nova página no Facebookwww.facebook.com/vatican.johnpaul2 e uma do Youtube www.youtube.com/giovannipaoloii pela beatificação do Papa João Paulo II que presidirá o Papa Bento XVI no próximo 1º de maio em Roma.

Ambas as páginas foram realizadas com a colaboração do Centro Televisivo Vaticano, Rádio Vaticano e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais

A página do Facebook oferece áudio e vídeo que permite aos "seguidores" e público em geral preparar-se para a beatificação do Papa peregrino.

Segundo um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé, este projeto busca acompanhar os fiéis no caminho por volta da beatificação de 1 de maio, assim como difundir o "vasto patrimônio documentário" da televisão vaticano para chegue cada vez a mais pessoas.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, disse esta manhã que as páginas Web foram criadas para pôr as pessoas em contato com as imagens e as palavras de João Paulo II. Os vídeos estão disponíveis em cinco idiomas

O sacerdote disse também que "nos alegra se todos, também de outros sites e páginas pessoais do Facebook, vinculam e compartilham esta grande quantidade de imagens e sons".

"Temos que procurar promover uma enorme onda de positividade, de amizade, de valores espirituais através dos caminhos abertos das redes sociais. E o que poderia ser mais formoso e poderoso que a imagem e a voz do Papa que foi tão amado por toda a humanidade?"

Finalmente o Pe. Lombardi disse que a idéia com estas páginas é "que as pessoas também lancem esta iniciativa de maneira particular".

No vídeo pode-se apreciar que em 1978  João Paulo II afirma após sua eleição em outubro desse ano na Praça de São Pedro: "Louvado seja Jesus Cristo (...) Os reverendíssimos cardeais chamaram um novo Bispo de Roma (...) Chamaram-no de um país longínquo (...) Longínquo mas sempre próximo pela comunhão na fé e a tradição cristã (...) Também espero poder me expressar bem na sua, na nossa língua italiana (...) Se me equivoco me corrigem".

A segunda parte desse vídeo é um extrato da homilia da Missa inaugural de seu pontificado aonde exortou: "Não tenham medo! Abri de par em par as portas a Cristo. À sua potestade salvadora, abram os limites dos estados, os sistemas econômicos e políticos, os vastos campos de cultura, de civilidade, de desenvolvimento. Não tenham medo!"