quinta-feira, 6 de maio de 2010

Façamos o bem e o façamos muito bem.

“Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca”
(Tiago 4,17)

Estando em oração em uma manhã, o Senhor me levou a meditar esta palavra. Nós sempre esperamos ouvir de Deus palavras doces, meigas de reconhecimento pelo “muito” que já temos feito. Mas Deus sempre vai além. Além do que achamos que deveríamos ou quereríamos ouvir, Ele providencia aquilo que nos é necessário. Temos vivido em tempos em que o bem parece mal e o mal parece bem. Tempos controversos em que luta-se pela vida das mulheres defendendo o assassinato de inocentes por meio do aborto. Tempos em que o errado é o certo e certo é o errado.
É exatamente neste tempo, que Deus nos convida a vivermos a radicalidade de nossa fé. A convocação que nos é colocada é: Fazer o bem e fazê-lo bem. Preciso ser sinal de controvérsia com aquilo que me é colocado pelo mundo. Remar contra a maré. Ser puro quando o mundo expõe a promiscuidade; falar de amor e perdão quando impera a violência; contemplar a simplicidade e a beleza das coisas frente ao consumismo do que é fútil.
Nosso amado padre Léo já falava em suas pregações dos cristãos light. Não podemos nos conformar em sermos “canjas” quando Deus nos chama a sermos “feijoadas” saboreadas à noite. Convivo com jovens que usaram uma expressão que a muito não ouvia: “da pesada”. Sempre usam esse termo para identificar algo que está além da média, que não é confundido, que é muito bom e digno de atenção. Pois bem, o Espírito Santo não espera outra coisa de nós. Sejamos cristãos “da pesada”. Que a nossa fé esteja estampada em nossa fala, vestimenta, opções, convicções. Façamos Jesus ser percebido através e por meio de nós. Sejamos nós evangelhos vivos de Nosso Senhor Jesus Cristo, seus olhos para fitar, seus pés para caminhar, sua voz para profetizar e sobre tudo, seu coração para amar.
Façamos o bem e o façamos muito bem. Sejamos o melhor que pudermos, não do que os outros, mas para os outros. Pois assim, na integralidade de nosso ser, teremos lutado o bom combate, e a nós estará reservada a coroa da glória.

"Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão."
(I Coríntios 15,58)