quarta-feira, 12 de maio de 2010

Relativismo, o que é?

Bom Dia irmãos e irmãs combatentes,

Iniciamos hoje, mais uma seção de nosso blog, que atuará sempre na defesa da fé cristã católica, contra os ataques infames que a Santa Mãe igreja vem sofrendo. Contaremos para isso, com o auxílio dos Santos Pais da Igreja e de todos aqueles que permaneceram firmes na fé.

As primeiras seções serão sobre o relativismo, e a nossa fonte são os escritos do já falecido D. Estevão Bettencourt, que por meio século atuou no Brasil na formação do povo católico.

Pretendemos, com este espaço, também atender as dúvidas que se achegarem a nós sobre qualquer temática e respondê-las segundo o inesgotável tesouro do Magistério e da Sagrada Tradição da Igreja, bem como com o auxílio da Palavra de Deus. Para tal, basta que sejam postadas as perguntas.

Peçamos ao Senhor sua benção!

Unidos em Cristo e em sua Igreja.

Christian Moreira


RELATIVISMO: QUE É?

Parte I

Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, Osb.
Nº 531, Ano 2006, Página 394


RELATIVISMO: QUE É?

Em síntese: O relativismo é uma corrente que nega toda verdade absoluta e perene assim como toda ética absoluta, ficando a critério de cada indivíduo definir a sua verdade e o seu bem. Opõe-se-lhe o fundamentalismo, que afirma peremptoriamente a existência de algumas verdades e algumas normas fundamentais... O indivíduo se torna o padrão ou a medida de todas as coisas. Tal atitude está baseada em fatores diversos, entre os quais o historicismo: com efeito a história mostra que tudo evolui e se tornam obsoletas coisas que em tempos passados eram plenamente válidas. A Igreja rejeita o relativismo, mas também não aceita o fundamentalismo: ao lado de verdades e normas perenes, existem outras, de caráter contingente e mutável. Ao cristão toca o dever de testemunhar ao mundo de hoje que a profissão d fé e a Moral católicas nada têm de obscurantista e de recusa dos autênticos valores da civilização contemporânea.

No fim do século passado manifestou-se com certa pujança o fenômeno do relativismo. Segundo esta corrente, o intelecto humano não pode alcançar a verdade como tal, mas apenas aspectos enquadrados dentro do subjetivismo de quem os professa. Essa relativização da Verdade e da Ética tem conseqüências de vasto alcance na vida moderna, de modo que lhe dedicaremos as páginas subseqüentes. Trataremos de apresentar as notas típicas do relativismo, suas causas e a atitude que cabe ao cristão assumir diante do problema.