quinta-feira, 27 de maio de 2010

Palavras do Pastor.

"Portanto, não tenhais medo de guiar a Cristo cada um dos irmãos que Ele vos confiou, seguros de que cada palavra e cada atitude descendem da obediência à vontade de Deus e trarão frutos; sabei viver apreciando os méritos e reconhecendo os limites da cultura na qual estamos inseridos, com a firme certeza de que o anúncio do Evangelho é o maior serviço que pode ser feito pelo homem." (Bento XVI,quarta-feira, 26 de maio de 2010;Catequese do Papa: autoridade eclesial como “serviço em nome de Jesus Cristo”)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Formação sobre a Igreja - II Parte

Bom Dia amados irmãos e irmãs combatentes,

Hoje postamos a última formação sobre a Igreja. O tema é "A identidade do ser Católico". Devido a grandeza do tema, Deus providenciou para que participasse dela não apenas um, mas dois pregadores. A temática central é abordada pelo meu irmão de vida consagrada José Urbano, com uma participação minha no final. Ouça a pregação e você entenderá o porque disso.

Gostaríamos de desde já, solicitar a intercessão de todos e cada um de vocês para nosso próximo ciclo temático: "O Combate Espiritual". Nossos tempos nos obriga a estarmos sempre vigilantes,"Olhai, pois, que façais como vos ordenou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis nem para a direita nem para a esquerda".(Dt 5,32)

Unidos em Cristo e em sua Igreja,

Christian Moreira

O link da pregação é

http://AIdentidadedoserCatolico.4shared.com

Solicito que todos que realizarem o donwload com êxito a deixarem seus comentários no blog.

Sejamos propagadores da sã doutrina.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Rir é um bom remédio!

"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima."
(Autor Desconhecido)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bento XVI: “Não há Pentecostes sem a Virgem Maria”

Bento XVI: “Não há Pentecostes sem a Virgem Maria”
Hoje durante a oração do “Regina Caeli”
CIDADE DE VATICANO, domingo, 23 de maio de 2010 (ZENIT.org). Publicamos as palavras que Bento XVI dirigiu neste domingo, ao rezar a oração mariana Regina Caeli com milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano.
* * *
Queridos irmãos e irmãs!
Cinqüenta dias após a Páscoa, celebramos a solenidade de Pentecostes, na qual recordamos a manifestação do poder do Espírito Santo, o qual - como vento e como fogo - desceu sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo e lhes fez capaz de pregar com coragem o Evangelho a todas as pessoas. O mistério de Pentecostes, que justamente identificamos com este acontecimento, verdadeiro "batismo" da Igreja não acaba, porém, nisso. A Igreja, na realidade, vive constantemente da presença do Espírito Santo, sem o qual esgotaria suas próprias forças, como um barco à vela para o qual faltara vento. Pentecostes é renovado de um modo particular em alguns momentos fortes, tanto no âmbito local como no universal, tanto em assembleias pequenas como em grandes convocações. Os concílios, por exemplo, tiveram sessões gratificantemente especiais com o Espírito Santo, e dentre essas certamente está o Concílio Ecumênico Vaticano II. Podemos recordar, também, o célebre encontro dos movimentos eclesiásticos com o venerável João Paulo II, aqui na Praça de São Pedro, precisamente no Pentecostes de 1998. Mas a Igreja experimenta inúmeros "Pentecostes" que vivificam as comunidades locais: pensemos nas Liturgias, particularmente naquelas vividas em momentos especiais para a vida da comunidade, nas quais a força de Deus é percebida de maneira evidente, preenchendo as almas de alegria e entusiasmo. Pensemos em tantos congressos de oração, nos quais os jovens percebem claramente o chamado de Deus a sustentar sua vida em seu amor, também se consagrando eternamente n'Ele.
Não há, portanto, Igreja sem Pentecostes. E gostaria de acrescentar: não há Pentecostes sem a Virgem Maria. Assim foi no início, no Cenáculo, onde os discípulos "perseveraram na oração, com um mesmo espírito na companhia de algumas mulheres, de Maria, a mãe de Jesus, e de seus irmãos" - como nos Como nos refere o livro dos Atos dos Apóstolos (1,14). E assim é sempre, em todo o tempo e lugar. Também fui testemunha disto há poucos dias, em Fátima. Na realidade, o que viveu aquela imensa multidão, na esplanada do Santuário, onde todos éramos um único coração e uma única alma, não é um renovado Pentecostes? Em nosso meio estava Maria, a Mãe de Jesus. É esta a típica experiência dos grandes Santuários marianos - Lourdes, Guadalupe, Pompeia, Loreto - ou também do menor: lá onde os cristãos se reúnem em oração com Maria, o Senhor dá seu Espírito.
Queridos amigos, nesta festa de Pentecostes, nós também queremos estar espiritualmente unidos à Mãe de Cristo e à Igreja, invocando com fé uma renovada efusão do Paráclito divino. Nós a invocamos para a Igreja inteira, em particular, neste Ano Sacerdotal, para todos os ministros do Evangelho, de forma que a mensagem de salvação seja anunciada a todas as pessoas.
[Após o Regina Caeli, disse em italiano:]
Ontem, em Benevento, foi proclamada Beata Teresa Manganiello, fiel leiga, pertencente à Terceira Ordem Franciscana. Nascida em Montefusco, décima primeira filha de uma família de camponeses, teve uma vida simples e humilde, entre as tarefas de casa e o compromisso espiritual na Igreja dos Cappuccinnos. Como São Francisco de Assis, procurou imitar Jesus Cristo oferecendo sofrimentos e penitências para reparar os pecados, e era repleta de amor ao próximo: se desdobrava por todos, especialmente para os pobres e às pessoas doentes. Sempre sorridente e doce, com apenas 27 anos partiu para o Céu, onde tem habitado seu coração. Demos graças a Deus por esta testemunha iluminada do Evangelho!
A memória litúrgica da bem-aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, nos oferece - amanhã, 24 de maio - a possibilidade de celebrar o dia de oração pela Igreja na China. Enquanto os fiéis que estão na China rezam para que a unidade entre eles e com a Igreja universal se aprofunde cada vez mais, os católicos no mundo todo - especialmente de origem chinesa - se unem a eles na oração e na caridade, que o Espírito Santo coloca em nossos corações, particularmente na solenidade de hoje.

A provisão de Deus para nós é o Espírito Santo

A provisão de Deus para nós é o Espírito Santo
Acredite! Deus quer invadi-lo com o Espírito Santo. Assim como as águas de uma represa que, ao serem liberadas, limpam toda sujeira que encontram pela frente, o Senhor quer limpá-lo por dentro. Que Deus lhe conceda isso, a graça de realmente ser limpo, de ser desobstruído pelo derramamento do Espírito Santo.

Que nada segure a graça. Que o Espírito Santo penetre em todo o seu ser, em todos os meandros do seu interior, lavando, purificando, curando, libertando, levando para dentro de você essa presença que santifica, que transforma tudo. Que você se torne uma nova criatura!

Se não estivermos repletos do Espírito Santo nos momentos difíceis acabaremos negando a Jesus, apesar de hoje sequer pensarmos nessa possibilidade. Não podemos ter apenas boa vontade! A provisão de Deus para nós é o Espírito Santo! Assim, peço a Deus que o encha do Espírito Santo! Que tampe todas as brechas, para que você se conserve até a vinda do Senhor.

(Trecho do livro "Céus Novos e uma Terra Nova" de monsenhor Jonas Abib)

Monsenhor Jonas Abib

Mensagem do Dia

"Não se canse de importunar o Coração de Jesus, pois a insistência na oração denota fé." (Padre Pio de Pietrelcina)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Relativismo - Parte V

3. Como diante dele se situa a Igreja?

Responderemos em duas etapas

3.1. A Igreja não é fundamentalista

O fundamentalismo é uma atitude que teve origem no ambiente protestante dos Estado Unidos na segunda metade do século XIX: apega-se ferrenhamente a certas proposições da Bíblia e não permite que sejam estudadas à luz das pesquisas lingüísticas e arqueológicas modernas, pois a ciência poria em perigo a fé. Portanto professa a criação do mundo em seis dias de 24 horas; Moisés seria o autor do Pentateuco tal como chegou até nós; o livro de Daniel terá sido escrito por inteiro nos tempos de Nabucodonosor (século VI a.C.)... O mundo moderno é dominado por Satanás, que Jesus derrotará definitivamente quando vier (e talvez venha em breve) a julgar os homens.

Fundamentalista é, por exemplo, a atitude do Islã, que propõe:

1) o Corão é livro divinamente inspirado e deve ser entendido ao pé da letra;

2) o Islã deve reger as leis do Estado, pois todos devem conformar-se aos preceitos de Alá.

O fundamentalismo, aliás, também penetrou em outras correntes religiosas, como o Judaísmo e o próprio Cristianismo (em alguns de seus setores).

Há também o fundamentalismo leigo, não religioso, principalmente no campo da política, quando se procura impor à sociedade o fanatismo de um chefe “carismático” e tirânico.

Pois bem; a Igreja não é fundamentalista. Ela aceita e promove os estudos bíblicos voltados para a lingüística, à arqueologia, a paleontologia... Professa que a Bíblia é inspirada por Deus, que utilizou formas de pensamento antigo e oriental para se revelar. A Igreja reconhece que, fora dela, existem valores suscitados pelo próprio Deus ou, como diziam os Padres da Igreja, existem “sementes do Verbo” (logoi spermatikói); cf. Declaração Nostra Aetate nº 2 do Concílio do Vaticano II. Professa outrossim a liberdade religiosa ou o direito que todo ser humano tem de estudar livremente a questão religiosa e viver de acordo com suas conclusões sem ser coagido a abraçar algum Credo que violente a sua consciência, nem adotar o ateísmo; ver Declaração Dignitatis Humanae do Concílio:

“2. Este Concílio Vaticano declara que a pessoa humana tem direito à liberdade religiosa. Consiste tal liberdade em que todos os homens devem ser imunes de coação, tanto por parte de pessoas particulares, quanto de grupos sociais e de qualquer poder humano, de tal modo que, em matéria religiosa [in re religiosa], ninguém seja obrigado a agir contra a própria consciência, nem seja impedido de agir de acordo com ela, em particular e em público, nem só ou associado a outros, dentro dos devidos limites.

Declara, além disso, que o direito à liberdade religiosa está realmente fundado na própria dignidade da pessoa humana, tal como é conhecida tanto pela palavra revelada de Deus como pela própria razão. Este direito da pessoa humana à liberdade religiosa deve ser de tal forma reconhecido no ordenamento jurídico da sociedade que se transforme em direito civil”.

Para evitar mal-entendidos, seja dito: o Concílio apregoa a liberdade para pesquisar o problema religioso. Essa pesquisa, porém, é obrigatória, pois se trata de dar sentido à vida; se Deus existe, o rumo é um; se não existe, o rumo é outro. Ninguém está autorizado a fugir dessa pergunta: Deus existe? ...Mas pesquise sem sofrer coação.

Há portanto um meio-termo entre o fanatismo cego fundamentalista e o relativismo. Quem não é relativista, não é necessariamente fanático.

3.2. A Igreja professa a Verdade Absoluta

A inteligência humana foi feita para a Verdade e não para a penumbra das semi-verdades ou do erro. O homem aspira naturalmente à Verdade; esta aspiração congênita não pode ser frustrada num mundo em que as demandas têm sua resposta; com efeito

- para o olho, há a luz para a qual ele foi feito.

- para o ouvido, há o som.

- para os pulmões, há o ar.

- para o estômago, há o alimento.

Não haveria então resposta para as aspirações mais elevadas do ser humano à Verdade e ao Bem?

A Igreja sabe que a Palavra de Deus revela com veracidade quem é Deus e qual o seu plano de salvação. Fora das verdades da fé, julga que o homem, pesquisando através de altos e baixos, pode chegar ao conhecimento da Verdade Absoluta.

O fato, porém, de professar a Verdade Absoluta não deve tornar o fiel católico cego e fanático. Sim; muitos seres humanos podem estar professando o erro, julgando que o erro é a verdade; estão de boa fé numa fé (ou religião) errônea. Deus não lhes pedirá contas daquilo que Ele não lhes revelou, mas há de julgá-los de acordo com os ditames da sua consciência que, sincera e candidamente, os impelia ao erro.

É o que ensina o Concílio do Vaticano II em Lumen Gentium nº 16.

“O Salvador quer que todos os homens sejam salvos. Aqueles portanto que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas de coração sincero buscam a Deus e se esforçam, com o auxílio da graça, por cumprirem com obras a sua vontade conhecida pela voz da consciência, também esses podem alcançar a salvação eterna. A Divina Providência não recusa os meios necessários para a salvação àqueles que, sem culpa, ainda não chegaram ao conhecimento explícito de Deus, mas procuram com a graça divina viver retamente”.

Há um só Deus para todos os homens; Ele distribui suas luzes sobre todo indivíduo como lhe apraz e não pede mais do que a justa resposta da criatura à Palavra que o Senhor lhe comunica.

Ao proclamar a verdade absoluta, a Igreja não ignora a influência, às vezes prejudicial, das culturas na formulação dos juízos religiosos e éticos de cada indivíduo, mas os católicos crêem que esses possíveis obstáculos e desvios podem ser corrigidos pela insistência de quem procura sinceramente.


Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, Osb.
Nº 531, Ano 2006, Página 394

Mensagem do Dia

"Deixe-se guiar por Jesus no áspero caminho da vida presente." (Padre Pio de Pietrelcina)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Relativismo - Parte IV

2. Quais as causas do fenômeno relativista?

Apontaremos cinco causas:

2.1. Filosofia imanentista

Imanência opõe-se a Transcendência. Significa a negação de todo valor que esteja além do alcance da experiência humana. Ora o relativismo contemporâneo é ateu; vê na religião e na Moral católicas um obstáculo e um adversário, pois Deus parece escravizar o homem e a Moral católica parece destinada a tornar o homem infeliz ou cerceado. Como pode o ser humano levar Deus em conta, já que todo tipo de conhecimento não é senão uma “representação” mental e subjetiva?

2.2. O historicismo

O historicismo ensina que “tudo é histórico” ou provisório e variável; o que ontem era importante, hoje deixa de ser tal. Ora a verdade é conhecida e vivida na história, sujeita a contínuas mudanças; ela é “filha do seu tempo”. Tudo o que é verdadeiro e bom é tal unicamente para o seu tempo, e não de modo universal, para todos os tempos e todos os homens. Nenhuma cultura tem o direito de se julgar melhor do que as outras; todos os modos de pensar e viver têm o mesmo direito.

2.3. O contínuo e insaciável progresso

Apesar de todas as dificuldades e hesitações por que passa a ciência, há quem julgue que ela trará ao homem as almejadas respostas; proporcionará um crescente bem-estar, porque desvinculadas de qualquer ligação religiosa ou moral. Tenha-se em vista a teoria da evolução, que deu início à nova concepção da humanidade,... a época das luzes, que sucedeu ao “obscurantismo” medieval... os regimes democráticos, que tomam o lugar do ancien regime ou da monarquia absoluta dos reis...

2.4. O ceticismo

O ceticismo ensina que não há verdades objetivas e normas morais sempre válidas e que, mesmo que as houvesse, o homem não seria capaz de as apreender. Na época moderna, o ceticismo desponta com René Descartes (+ 1650), que propõe a “dúvida metódica” e vai dominando o pensamento posterior sob formas diversas: agnosticismo, empirismo, positivismo de Augusto Comte, fideísmo, “o pensamento fraco” (como dizem).

O relativismo é marcado também pelo ceticismo. A verdade é pragmática, prática: são verdadeiras e válidas as teorias que levam a resultados concretos satisfatórios; se determinada concepção resolve (ao menos aparentemente) um problema concreto, é tida como verídica e ponto de referência para o comportamento humano.

2.5. O utilitarismo

Associado ao ceticismo, o utilitarismo só aceita o que pode ajudar a viver em certo bem-estar aqui e agora. Tal bem-estar é geralmente hedonista, ou seja, avesso ao sacrifício, à renúncia, ao incômodo e tem por programa: “Maximizar o prazer e minimizar a dor”.

Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, Osb.
Nº 531, Ano 2006, Página 394

Mensagem do Dia

"Cada Missa bem assistida produz na nossa alma efeitos maravilhosos." (Padre Pio de Pietrelcina)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dilma e a Legalização do Aborto.

Bom Dia!

Estamos em ano eleitoral. Precisamos ter claro diante de nós em quem iremos votar, e sobretudo, por quais motivos. Não é a nossa intenção fazermos campanha apologistica ou difamatória de nenhum candidato presidenciável, mas sim, trazer informações pertinentes quanto a aspectos que nos parecem pertinentes: moral, ética, religião.

Por isso, damos início hoje a um novo marcador de temas: "ESTAMOS DE OLHO". Nele postaremos informações sobre os presidenciáveis e suas posturas contrárias ou favoráveis a fé católica.

Esperamos com isso contribuir para a utilização coerente e centrada de seu voto.

A primeira postagem é de uma entrevista na candidata pelo PT, Dilma sobre a legalização do Aborto. Me pareceu uma extensão da opinião no Ministro Lulista Temporão. (pró-legalização).

Eis o link http://terratv.terra.com.br/Noticias/Istoe/4701-300167/Dilma-exclusivo-aborto.htm

Unidos em Cristo e eu sua Igreja.

Christian Moreira

Mensagem do Dia

"Eu não sou bom. Somente Deus é bom!" (Padre Pio de Pietrelcina)

Relativismo - Parte III

Examinemos sumariamente algumas modalidades do relativismo:

1.1. Relativismo filosófico

Não se pode pretender chegar a uma verdade objetiva, pois a mente humana não conhece a realidade como ela é, mas como o sujeito a consegue enquadrar dentro dos seus parâmetros de pensamento. A verdade portanto não é aquilo que a filosofia clássica ensina (conformação do intelecto com a realidade em si), mas, ao contrário, é a conformação da realidade com o intelecto. A verdade assim é algo de subjetivo, pessoal, em vez de ser objetiva e universal, para todos os homens. Já que não há um intelecto só para todos os homens, mas cada qual tem seu intelecto, diverso do intelecto do próximo ou mesmo oposto a este, em conseqüência há muitas verdades. Cada um tem a sua própria verdade.

1.2. Relativismo ético

Não existem normas morais válidas para todos os homens; os valores éticos variam de acordo com as fases da história e das culturas; há normas e opiniões subjetivas, que o indivíduo formula para si mesmo, fazendo uso da sua liberdade, que é refreada apenas pelos limites que os direitos alheios lhe opõem.

O relativismo assim descrito conhece um único absoluto, a saber: o ser humano ou, mais precisamente, a liberdade de cada ser humano. Essa liberdade é indiscutível.


Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, Osb.
Nº 531, Ano 2006, Página 394

Astrologia e Signo do Zoodíaco.

Bom dia, irmãos e irmãs combatentes.

Transcrevo abaixo o comentário que foi deixado na postagem "Mensagem do Dia" pelo Rafael:

"boa noite christian,fiquei meio confuso quando vi no seu perfil,signo astrológico e ano do zodiaco,antigamente falava quando me perguntavam o meu signo,mas quando ouvi falar que isso não fazia parte da igreja cato
ólica apostólica romana e sim da nova era,então não mais falei.
tenho duvidas sobre essa questão!"

Bem sobre essa dúvida à esclareceremos em duas etapas:

1ª Etapa

De fato, como o Rafael foi formado, astrologia e zodíaco não fazem parte da doutrina católica, nem tampouco cristã, de modo que nós não devemos nos submeter, concordar, propagar ou consumir produtos ligados a esse tipo de crença. Ela não diz de nós. Nós cristãos católicos não somos regidos por "forças cósmicas", mas nosso Senhor tem um nome, que se sobrepõe a todos os nomes: JESUS.

Sugiro para aprofundamento o seguinte link:http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=4266

2ª Etapa

Como o Rafael bem observou, no meu perfil encontrava-se exposto uma vinculação sobre o signo e o ano do zoodíaco chinês. Peço perdão a todos por esse equívoco. Não se trata de uma crença em tais coisas, mas em um descuido com uma nova ferramenta de evangelização. Tão logo li o comentário, já tratei de retirar do perfil.

Louvo a Deus por todos que tem rezado conosco e por nós e por aqueles que, como o Rafael, tem nos ajudado a melhorar nossos caminhos de Evangelização.

Deus abençoe a todos.

Oportunamente, iremos postar um estudos sobre falsas doutrinas, de modo a aprofundarmos também esse tema.

Unidos em Cristo e na sua Igreja

Christian Moreira

domingo, 16 de maio de 2010

Mensagem do Dia

"Aspiremos a felicidade que nos foi preparada por Deus." (Padre Pio de Pietrelcina)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Relativismo - Parte II

1. Relativismo: em que consiste?

O relativismo é a recusa de qualquer proposição filosófica ou ética de valor universal e absoluto. Tudo o que se diga ou faça é relativo ao lugar, à época e demais circunstâncias nas quais o homem se encontra. No setor da filosofia não se poderia falar da verdade ou erro-falsidade, como na área da Moral não se poderia apregoar o bem a realizar e o mal a evitar. O homem (indivíduo) seria a medida de todas as coisas, como já dizia o filósofo grego Protágoras. Em conseqüência o comportamento do homem ignora a lei natural, que é a lei de Deus incutida a todo ser humano desde que ele dispõe do uso da razão; da mesma forma a sociedade só conhece e respeita as leis que os seus governantes lhe propõem sem questionar a consonância dessas leis (ditas “positivas”) com a lei do Criador: por conseguinte, se as leis dos governantes legalizam o aborto, a clonagem, o anti-semitismo..., a população lhes obedece, não levando em conta que, antes da palavra do legislador humano, existe a do Legislador Divino, que é a mesma para todos os homens.

Os comentadores dessa situação chegam a falar de uma “ditadura do relativismo”, contra a qual não há como apelar para uma instância ulterior, mas elevada ou mais profunda. A essa ditadura aludia o então Cardeal Joseph Ratzinger aos 18 de abril de 2005 na homilia da Missa preparatória do conclave:

Baseando-se em Ef 4, 14 (“não vos deixeis sacudir por qualquer vento de doutrina”), advertia o pregador: “Quantos ventos de doutrina viemos a conhecer nestes últimos decênios, quantas correntes ideológicas, quantas modalidades de pensar...! O pequeno barco do pensamento de não poucos cristãos foi freqüentemente agitado por essas ondas, lançado de um extremo para o outro: do marxismo ao liberalismo ou mesmo libertinismo, do coletivismo ao individualismo radical, do ateísmo a um vago misticismo religioso, do agnosticismo ao sincretismo... Todos os dias nascem novas seitas e se realiza o que diz São Paulo sobre a falsidade dos homens, sobre a astúcia que tende a atrair para o erro (Ef 4, 14). O ter uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, é muitas vezes rotulado como fundamentalismo. Entrementes o relativismo ou o deixar-se levar para cá e para lá por qualquer vento de doutrina aparece como orientação única à altura dos tempos atuais. Constitui-se assim uma ditadura do relativismo, que nada reconhece de definitivo e deixa como último critério o próprio eu e suas veleidades”.

Assim é posta de lado a metafísica, de acordo com a advertência de Ludwig Wittgenstein: “É preciso não falar daquilo que a mente do homem não atinge”.

Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, Osb.
Nº 531, Ano 2006, Página 394

"Não com espadas, nem com exércitos, mas com teu Santo Espírito."

Era esse o refrão de uma antiga música de louvor, dos primórdios da RCC, quando ainda nos reuniamos de forma discreta. Hoje lembrei-me desta canção ao verificar o número crescente de pessoas em nosso blog.

Oremos irmãos e irmãs, para que todas as coisas se deem no Espírito do Senhor.

Ou santos ou nada!

Christian Moreira

Formação sobre Igreja

Bom Dia irmãos e irmãs combatentes,

Graças a Deus e a intercessão de muitos, nossa gravação da formação de ontem (dia 11.05.2010) foi êxitosa. Sendo assim, disponibilizamos o áudio com o tema: "Os Pilares da Igreja".

Permaneçamos firmes, no porto seguro que é a nossa fé e nossa Igreja. Conforme rezamos ontem com o Urbano, "estamos seguros e não estamos sozinhos na Igreja!".

Seja você um multiplicador ou multiplicadora desta nova possibilidade de evangelização. Divulgue o nosso Blog, faça o donwload das formações e apresente os temas aos seus familiares e amigos. Que a palavre de Deus e a verdadeira fé chegue a todos.

O link para baixar a pregação é

http://pilaresdaIgreja.4shared.com

Unidos em Cristo e em sua Igreja.

Christian Moreira

Relativismo, o que é?

Bom Dia irmãos e irmãs combatentes,

Iniciamos hoje, mais uma seção de nosso blog, que atuará sempre na defesa da fé cristã católica, contra os ataques infames que a Santa Mãe igreja vem sofrendo. Contaremos para isso, com o auxílio dos Santos Pais da Igreja e de todos aqueles que permaneceram firmes na fé.

As primeiras seções serão sobre o relativismo, e a nossa fonte são os escritos do já falecido D. Estevão Bettencourt, que por meio século atuou no Brasil na formação do povo católico.

Pretendemos, com este espaço, também atender as dúvidas que se achegarem a nós sobre qualquer temática e respondê-las segundo o inesgotável tesouro do Magistério e da Sagrada Tradição da Igreja, bem como com o auxílio da Palavra de Deus. Para tal, basta que sejam postadas as perguntas.

Peçamos ao Senhor sua benção!

Unidos em Cristo e em sua Igreja.

Christian Moreira


RELATIVISMO: QUE É?

Parte I

Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, Osb.
Nº 531, Ano 2006, Página 394


RELATIVISMO: QUE É?

Em síntese: O relativismo é uma corrente que nega toda verdade absoluta e perene assim como toda ética absoluta, ficando a critério de cada indivíduo definir a sua verdade e o seu bem. Opõe-se-lhe o fundamentalismo, que afirma peremptoriamente a existência de algumas verdades e algumas normas fundamentais... O indivíduo se torna o padrão ou a medida de todas as coisas. Tal atitude está baseada em fatores diversos, entre os quais o historicismo: com efeito a história mostra que tudo evolui e se tornam obsoletas coisas que em tempos passados eram plenamente válidas. A Igreja rejeita o relativismo, mas também não aceita o fundamentalismo: ao lado de verdades e normas perenes, existem outras, de caráter contingente e mutável. Ao cristão toca o dever de testemunhar ao mundo de hoje que a profissão d fé e a Moral católicas nada têm de obscurantista e de recusa dos autênticos valores da civilização contemporânea.

No fim do século passado manifestou-se com certa pujança o fenômeno do relativismo. Segundo esta corrente, o intelecto humano não pode alcançar a verdade como tal, mas apenas aspectos enquadrados dentro do subjetivismo de quem os professa. Essa relativização da Verdade e da Ética tem conseqüências de vasto alcance na vida moderna, de modo que lhe dedicaremos as páginas subseqüentes. Trataremos de apresentar as notas típicas do relativismo, suas causas e a atitude que cabe ao cristão assumir diante do problema.

domingo, 9 de maio de 2010

Postagem experimental !

Amados irmãos e irmãs combatentes, bom dia!

Conforme temos conversado, nós do Grupo Combatentes ( acontecemos as terças-feiras após a santa missa na casa de missão São José - 19:30) estamos iniciando a postagem de nossas formações para donwload.

Estamos no cíclo temático sobre a Igreja, no entanto a primeira formação sobre esse tema ainda não está disponível por problemas técnicos na gravação da última terça. Sendo assim, estamos disponibilizando experimentalmente, uma pregação de um Kairós de 2007, cujo tema é: Comportai-vos como filhos do céu.
Para sabermos se o processo está transcorrendo tudo bem, esperamos os comentários daqueles que fizeram o donwload.

Unidos em Cristo e em sua Igreja.

Christian Moreira
Grupo Combatentes

o link para baixar esta pregação é

http://comportaivoscomofilhosdoceu.4shared.com/

quinta-feira, 6 de maio de 2010

É Páscoa!



Jesus Ressucitou! Aleluia! Deus Vive!

Façamos o bem e o façamos muito bem.

“Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca”
(Tiago 4,17)

Estando em oração em uma manhã, o Senhor me levou a meditar esta palavra. Nós sempre esperamos ouvir de Deus palavras doces, meigas de reconhecimento pelo “muito” que já temos feito. Mas Deus sempre vai além. Além do que achamos que deveríamos ou quereríamos ouvir, Ele providencia aquilo que nos é necessário. Temos vivido em tempos em que o bem parece mal e o mal parece bem. Tempos controversos em que luta-se pela vida das mulheres defendendo o assassinato de inocentes por meio do aborto. Tempos em que o errado é o certo e certo é o errado.
É exatamente neste tempo, que Deus nos convida a vivermos a radicalidade de nossa fé. A convocação que nos é colocada é: Fazer o bem e fazê-lo bem. Preciso ser sinal de controvérsia com aquilo que me é colocado pelo mundo. Remar contra a maré. Ser puro quando o mundo expõe a promiscuidade; falar de amor e perdão quando impera a violência; contemplar a simplicidade e a beleza das coisas frente ao consumismo do que é fútil.
Nosso amado padre Léo já falava em suas pregações dos cristãos light. Não podemos nos conformar em sermos “canjas” quando Deus nos chama a sermos “feijoadas” saboreadas à noite. Convivo com jovens que usaram uma expressão que a muito não ouvia: “da pesada”. Sempre usam esse termo para identificar algo que está além da média, que não é confundido, que é muito bom e digno de atenção. Pois bem, o Espírito Santo não espera outra coisa de nós. Sejamos cristãos “da pesada”. Que a nossa fé esteja estampada em nossa fala, vestimenta, opções, convicções. Façamos Jesus ser percebido através e por meio de nós. Sejamos nós evangelhos vivos de Nosso Senhor Jesus Cristo, seus olhos para fitar, seus pés para caminhar, sua voz para profetizar e sobre tudo, seu coração para amar.
Façamos o bem e o façamos muito bem. Sejamos o melhor que pudermos, não do que os outros, mas para os outros. Pois assim, na integralidade de nosso ser, teremos lutado o bom combate, e a nós estará reservada a coroa da glória.

"Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão."
(I Coríntios 15,58)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Rir é um bom remédio

LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:- Se estiver escrito 'Tamanho Único', é porque não serve em ninguém,muito menos em você...

O Silêncio que fala.

O Silêncio que fala!
Acompanhamos uma crescente onda de evolução dos meios de informação e comunicação, que nos permitem de uma forma nunca antes experimentada pela humanidade, estarmos em constante contato e sempre nos expressando com os nossos pares. E na mesma proporção em que se deu uma espécie de “divinização” da comunicação, houve um abandono, um esquecimento, um menosprezo a toda a potência criadora do silêncio.
O barulho, o ruído, a intensidade dos hertz em nossa audição, também feriu gravemente a capacidade de cada um e todos nós de ouvir o silêncio. Acontece que nosso Deus é um Deus educado e educador. Ele sempre espera a sua vez de falar. Experimente hoje escutá-lo.
Como canta o nosso pai fundador:
“Ouço Teu silêncio meu Senhor, para distinguir só Tua voz. Busco meu cantinho sem ninguém para só Contigo eu ficar. Eu Te busquei no barulho, só encontrei solidão. Eu quis me encher de prazeres e mais vazio fiquei meu Senhor. Mas hoje Te encontro na flor, nas ondas do mar, no azul deste céu. Hoje Te encontro meu Deus, num gesto de amor sem nada esperar.”
Unidos em Cristo e em sua Igreja.
Christian Moreira

Foto da Semana




"A Igreja é a carícia do amor de Deus ao mundo." João Paulo II

Mensagem do Dia

"Não tema as dificuldades futuras. Confie em Deus." (Padre Pio de Pietrelcina)

Formação - Grupo Combatentes

Bom Dia amados irmãos e irmãs combatentes,

Ontem demos início ao ciclo temático de formação ligado a Igreja. Na oportunidade, abordamos a fundação da Igreja, sua instituição e sua atuação no mundo hodierno. Nos comprometemos a postar um link para donwload da pregação, no entanto, tivemos problemas técnicos que estamos tentando solucionar. Peço a intercessão de todos. Penso que não poderia ser diferente e estranharia não termos dificuldades para a divulgação desta mensagem, pois estamos frontalmente atacando os inimigos de Deus e da Igreja.
Esperamos por uma solução para o dia de hoje ou de amanhã.

Unidos em Cristo e em sua Igreja,

Christian Moreira
Coordenador do Grupo Combatentes

terça-feira, 4 de maio de 2010

Rir é o melhor remédio

LEI DA GRAVIDADE: - Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação.

Mensagem do Dia

"O sofrimento dos males físicos e morais é a oferta mais digna que você pode fazer Àquele que o salvou sofrendo." (Padre Pio de Pietrelcina)