sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Espanha: visita do Papa é líder de audiência nas emissoras públicas

Extraordinários recursos técnicos e humanos e longas transmissões ao vivo
MADRI, terça-feira, 9 de novembro de 2010 (ZENIT.org) - Somente na emissora de televisão pública espanhola, quase 12,4 milhões de espectadores viram, em algum momento, a visita de Bento XVI a Santiago de Compostela e Barcelona, de acordo com a Rádio e Televisão Espanhola (TVE).
Na rede pública galega, a audiência acumulada chegou a mais de 1 milhão de pessoas e na rede catalã, a mais de um milhão e seiscentas mil.
Durante o fim de semana, TVE emitiu um total de 2 horas de informação exclusiva sobre a visita papal às duas cidades espanholas.
A Missa do domingo na Igreja da Sagrada Família, em Barcelona, foi vista por 931.000 espectadores. A do sábado, em Santiago de Compostela, por 593.000 espectadores.
As emissoras encarregadas de gerar o sinal das imagens oficiais da visita do Papa Bento XVI a Santiago e Barcelona foram precisamente as locais Televisão da Galícia e da Catalunha. As imagens foram repassadas a mais de mil redes de televisão em todo o mundo.
Para isso, destinaram recursos humanos e técnicos extraordinários. A TV da Galícia utilizou 60 câmeras para cobrir todo o percurso papal desde o aeroporto até o centro da cidade, além das celebrações na catedral, a Missa na Plaza del Obradoiro e a volta ao aeroporto.
Foram mais de 500 profissionais, entre técnicos e jornalistas, trabalhando na cobertura da visita pela emissora galega.
A TV3, da Catalunha, informou que também utilizou 60 câmeras dotadas de tecnologia de última geração, além de um helicóptero. Os espectadores puderam assistir imagens captadas em equipamentos 3D, câmeras "aranha" que passeavam pela parte superior da catedral e numerosas microcâmeras que não perdiam nenhum movimento do Pontífice nem os detalhes da celebração.
De acordo com a Conferência Episcopal Espanhola, mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo puderam acompanhar a visita do Papa, incluindo os internautas, que puderam acompanhar a transmissão ao vivo.

Fonte:ZENIT