quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que dizem os ateus... Parte III

3. Prova-se ou não a existência de Deus?

A sã filosofia (não só a Teologia) prova que Deus existe, pois todo relógio supõe um relojoeiro ou, em linguagem mais erudita: todo ser contin gente (que existe, mas poderia não existir) requer uma causa que tenha feito passar do não-existir para o existir. O mundo, complexo como é, desde a bactéria até o olho e o cérebro humanos, não pode ser produto do acaso.

Se não tem causa, o mundo é eterno, é o próprio Deus - o que não condiz com a volubilidade das criaturas passageiras deste mundo. É preciso que exista um Ser Supremo, sumamente inteligente e poderoso, que tenha dado origem à matéria que evoluiu após o bíg bang. Não é lógico admitir que Deus seja muito, muito improvável, como diz o ateu.

Em geral os ateus não tocam na questão da origem da matéria primordial, pois essa temática leva a descobrir Deus, limitam-se a explicar a origem da vida sem Deus - o que é aceitável para os graus da vida vegetativa e da sensitiva, não para a vida intelectiva, que supõe uma alma espiritual, especialmente criada por Deus.

Ocorre porém que um cientista não pode furtar-se a uma questão atinente à sua área de trabalho, como é a questão da origem da matéria inicial: A verdadeira ciência não tem medo da verdade.