sábado, 13 de novembro de 2010

O que dizem os ateus... Parte IV

4. O “panteão católico”

Richard Darkins caricatura a mensagem católica para zombar da mesma.

o Catolicismo está longe de considerar Maria Santíssima “a mais bendita de todas as mulheres”, como uma deusa. Atribui-se-lhe profunda estima e veneração, por ter concebido Deus Filho em seu seio, jamais, porém adoração.

Os Santos não são semideuses, mas criaturas que correram o pá reo com grande êxito, e hoje junto a Deus continuam a interceder por nós, como nós intercedemos por nossos irmãos necessitados aqui neste mun do. A morte não rompe a comunhão ou solidariedade existente entre os filhos de Deus. A piedade popular pode ter exagerado o papel dos Santos na vida católica; assim fazendo, não é representativa do pensamento ca tólico. Este professa que há um só Mediador entre Deus e os homens, Mediador que quer comunicar sua obra mediadora aos justos para que pela oração colaborem com Cristo na salvação dos seus semelhantes.

Acusam a Igreja de se envolver em assuntos de ordem temporal ou material, como casamento, sexo, experiências científicas … , quando ela deveria ficar no plano meramente espiritual sem interferência na vida pú blica dos homens. - Em resposta, notamos que o ser humano é psicossomático; tem uma alma espiritual que vive num corpo e num mun do materiais, de modo que as questões de índole material importam à Igreja na medida em que são ou não são conformes à lei de Deus. É somente o ponto de vista ético que a Igreja atinge.