terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Lumen Fidei.8 - O caminho da Fé

        

O caminho da fé, tal como nos ensina a Sagrada Escritura, com a história de Abraão, é um caminho de escuta, de conquista de intimidade com Deus.  Ele estabelece com cada um de seus filhos um contato pessoal e único, por meio de sua voz. Como nos afirma o documento, a fé está ligada a escuta. Em nosso mundo contemporâneo, tomado pelos ruídos externos, somos também invadidos pelos ruídos internos, que infelizmente por vezes sobressaem a Palavra de Deus.
          Nisto está centrada a importância de nossa vida oracional. A ovelha apenas reconhecerá a voz do pastor, se com atenção, busca-la ouvir diariamente, senão, poderá ser confundida pelos movimentos do lobo.  Como está a sua atenção a esta Palavra que te interpela pessoalmente?

Christian Moreira

Comunidade Canção Nova

8. A fé desvenda-nos o caminho e acompanha os nossos passos na história. Por isso, se quisermos compreender o que é a fé, temos de explanar o seu percurso, o caminho dos homens crentes, com os primeiros testemunhos já no Antigo Testamento. Um posto singular ocupa Abraão, nosso pai na fé. Na sua vida, acontece um facto impressionante: Deus dirige-lhe a Palavra, revela-Se como um Deus que fala e o chama por nome. A fé está ligada à escuta. Abraão não vê Deus, mas ouve a sua voz. Deste modo, a fé assume um carácter pessoal: o Senhor não é o Deus de um lugar, nem mesmo o Deus vinculado a um tempo sagrado específico, mas o Deus de uma pessoa, concretamente o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, capaz de entrar em contato com o homem e estabelecer com ele uma aliança. A fé é a resposta a uma Palavra que interpela pessoalmente, a um Tu que nos chama por nome.