quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Comentários Comentados

Caros irmãos e irmãs combatentes,


Graças a Deus e a participação de muitos em divulgar nosso blog, ele tem sido visto por pessoas de muitas partes do país e do mundo, cristãs e não-cristãs.
Passaram a surgir comentários as postagens, que pedem de mim considerações. Em respeito aos irmãos que fizeram estes comentários, não os publiquei diretamente, mas os torno públicos com as minhas considerações e inauguro assim uma] novo marcador, que chamaremos de "COMENTÁRIOS COMENTADOS".


O primeiro é o do irmão em Cristo Jesus José Agostini, e peço desculpas a ele pela demora em dar um pronunciamento quanto a sua consideração, que foi feita no dia 19 de Dezembro de 2010, em relação a postagem intitulada: "Peritos brasileiros rechaçaram campanha de frases ateístas nos ônibus às vésperas do Natal" 


"Mas e quando vocês, cristãos, afirmam que "SÓ CRISTO SALVA", vocês não estão ofendendo da mesma maneira todos os judeus, muçulmanos e demais religiões não cristãs? Não é o caso de retirar os cartazes que por ventura tenham esta frase?"


Caro José,


Costumo dizer que paradigmas equivocados, nos levaram a conclusões equivocadas. A matéria que motivou seu comentário diz respeito a uma campanha de caráter ofensivo a fé cristã, e principalmente, baseando-se informações levianas no mínimo, ou propositalmente falsas. O princípio do segmento de uma fé, seja ela cristã, islâmica, judaica, budista ou uma outra qualquer, é acreditar na sua autenticidade e veracidade. Significa dizer que você está no caminho certo. Não posso de fato falar por outras denominações cristãs, mas posso fazê-lo naquilo que tange a doutrina católica. O Catecismo diz que:
«Fora da Igreja não há salvação»?
846-848
Significa que toda a salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é o seu corpo. Portanto não poderiam ser salvos os que, conhecendo a Igreja como fundada por Cristo e necessária à salvação, nela não entrassem e nela não perseverassem. Ao mesmo tempo, graças a Cristo e à sua Igreja, podem conseguir a salvação eterna todos os que, sem culpa própria, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja mas procuram sinceramente Deus e, sob o influxo da graça, se esforçam por cumprir a sua vontade, conhecida através do que a consciência lhes dita.

Acreditamos que a salvação vem de Cristo, Cabeça da Igreja, e do segmento verdadeiro a sua palavra. Nisto cremos. Nada impede que as demais expressões de fé externalizem suas convicções, desde que não venha a ferir a crença do próximo. E este princípio não é religioso ou teológico , mas está na esfera do direito civil. Você deve recordar do episódio lamentável daquele pastor dando chutes em uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e de como se comportou a justiça. 

Se a expressão: "Só Cristo Salva", fosse substituída por exemplo por: "No Islamismo não há salvação", certamente os irmãos islâmicos iriam a justiça, e com razão, exigir a reparação de seus direitos. Nossa doutrina, e enfatizo, NOSSA DOUTRINA professa que mesmo aqueles que não são cristãos e que serão salvos pela misericórdia de Deus, o serão pelo Cristo.

Espero ter contribuído com esta reflexão.

Ab imo corde

Christian Moreira