quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Homilia Diária - 16.12.2010 - "Deixemo-nos encontrar por Deus"


“Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.” É com estas palavras que o profeta Isaías nos encoraja na liturgia desta quinta-feira da terceira semana do Advento. O povo que está exilado na Babilônia recebe o consolo do Senhor. Esta é a atitude de Deus para conosco neste tempo. Ele está usando de misericórdia para salvar a todos.
Somos nós que nos afastamos de Deus, Ele nunca nos deixa. Somos nós que fazemos da nossa vida um caminho independente, deixando de viver o Senhorio d’Ele em nossa vida.
É esta atitude que tanto João Batista denunciou. “Endireitai os caminhos do Senhor”. João foi enfático no apelo para que os corações se voltassem para Deus. Ele via a necessidade do batismo de conversão para a remissão dos pecados. Nos dias de hoje esse grande homem de Deus estaria nos exortando a buscarmos o sacramento da misericórdia. Quantos de nós não nos confessamos mais há anos! Quantos de nós não participamos mais da Eucaristia em nossas igrejas. A voz de João se levanta para nós, nos dias de hoje, convocando-nos a assumir um caminho novo, um novo jeito de viver.
No Evangelho de hoje Jesus faz um elogio ao profetismo e à pessoa de João Batista. “Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João” (Lc 7,28). Jesus elogia a firmeza do testemunho dele [João]. Este perdeu a própria vida por amor à verdade. Uma prova disso foi a denúncia que fez ao adultério do rei Herodes. Muitos de nós acabamos sendo coniventes com a mentira e com pecados e não nos abrimos à conversão, nem somos instrumentos dela na vida das pessoas.
Na liturgia de hoje aprendamos com a vida de João Batista a permitir, em primeiro lugar, que em nós a luz de Cristo brilhe e dissipe as trevas do erro e do pecado. Assumamos hoje o amor que Deus tem por nós e o quanto Ele espera nossa volta. Deixemo-nos encontrar por Deus e por Seu amor, manifestado a nós na pessoa de Jesus Cristo, o Salvador.
Assim seja!
Padre Donizete Heleno
Comunidade Canção Nova