quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CNBB rechaça campanha espanhola que relaciona o preservativo e a Eucaristia


BRASILIA, 22 Dez. 10 (ACI) .- A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta terça-feira, 21, uma nota de repúdio à campanha de incentivo ao uso de preservativos lançada na Espanha, que teve repercussões no Brasil, relacionando a camisinha à Hóstia Consagrada. Segundo os bispos brasileiros, a atitude é um "desrespeito à Eucaristia", e "fere profundamente os sentimentos religiosos dos católicos". A nota dos prelados da CNBB, esclarece também que "a preocupação em evitar a propagação da Aids (SIDA) não justifica iniciativas dessa natureza".

"Em face à campanha lançada pelas Juventudes Socialistas de Andalucía (JSA), na Espanha, incentivando o uso de preservativos e, ao mesmo tempo, relacionando a camisinha à hóstia consagrada que, de acordo com a fé católica, é verdadeiramente o Corpo de Cristo (cf. Mc 14,12-16.22-26), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, fiel à sua missão, considera-se no dever de se manifestar junto às Autoridades espanholas para expressar-lhes perplexidade e repúdio a esse grande desrespeito à Eucaristia que é o centro e o ápice da vida da Igreja católica".
"Não podemos silenciar diante dessa grande ofensa que fere profundamente os sentimentos religiosos dos católicos", assevera nota da CNBB assinada pelo seu presidente, Dom Geraldo Lyrio Rocha e também pelos bispos Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa, respectivamente, vice-presidente e secretário geral da entidade.

"A preocupação em evitar a propagação da Aids (SIDA) não justifica iniciativas dessa natureza. Essa Campanha, que repercutiu também aqui no Brasil, manifesta uma atitude preconceituosa, inadequada e ofensiva à nossa fé", destacam os bispos brasileiros.

"No âmbito de suas atribuições e responsabilidades, a CNBB deseja contribuir para que o homem e a mulher cresçam no diálogo, no respeito à liberdade, na defesa da vida, na promoção dos direitos humanos e na conquista dos verdadeiros valores que os tornem felizes conforme os planos de Deus", conclui a nota da Conferência Episcopal brasileira.

Fonte:ACI Digital