quinta-feira, 16 de junho de 2011

Revolucionários no amor


É muito bom estar com vocês, jovens, neste momento, falando de uma pessoa que desde meus 5 anos de idade eu a conheço e por ter sido formado como homem na escola salesiana.

"Basta que sejais jovens para que eu vos ame", dizia Dom Bosco. 


Dom Bosco foi profeta do século XIX. Trago para vocês uma carta de Dom Bosco à juventude.

:: Leia a carta na íntegra 

Essa carta quis chamar a atenção da juventude sobre as artimanhas de satanás. Nós sabemos que o inimigo de Deus é muito hábil para enganar. A carta foi escrita no século XIX, mas é atual.

“Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo. Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus; todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo. Vós, filhinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve. Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro”(I Carta de São João 4, 1-6).



O diabo quer fazer a cabeça da juventude. Essa carta é atualíssima ou não? Deus sempre tira o bem de um mal. De repente você pode estar vivendo uma situação terrível, esteja apavorado, Deus suscita no coração de uma criança a graça de servi-Lo. Dom Bosco perdeu o pai ainda criança, e ele disse: "Quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos, os meninos são bons, eles não têm quem cuide deles". Quem fez esse pedido foi um menino e Deus suscitou no seu coração o desejo de servi-Lo na plenitude de sua vida. Ele gastou toda a sua vida para os jovens.

"O que somos é presente de Deus, no que nós nos transformamos é nosso presente a Ele". Quem somos nós? O que somos nós? Somos um presente de Deus.

Quanto o mundo nos atrai, nos oferece coisas através de tantas imagens e situações, até mesmo por ideologias que não nos leva a lugar nenhum. Somos imagens e semelhanças de Deus, fomos criados por amor e para o amor. Fomos criados para amar plenamente, Dom Bosco disse que até o último suspiro de sua vida ele reservaria para a juventude.

Que presente você quer ser para Deus? Em que você quer se transformar como presente para Deus? Como você está vivendo? Como você está transformando a sua vida? Quanto de nós vivemos segundo os desejos do nosso coração.

Desde que a Canção Nova foi fundada eu trabalho que com a juventude que está marginalizada, aqueles jovens que optaram em ouvir a mentira do inimigo e estão escravizados pelas paixões.



Deus nos cria e nos cria homem e mulher, e capacita homem e mulher na afetividade que pode viver o amor na sua dimensão efetiva. O que é viver a dimensão efetiva? Quantas vezes a mamãe deixou de dormir porque o filho estava com febre, o papai foi trabalhar e com o suor do seu trabalho mantinha a casa. A dimensão afetiva é do carinho, do olhar... o amor tem dimensões que nos levar a dar de si. Jesus nos amou efetivamente dando-se completamente, e nos amou afetivamente quando acolheu o ladrão, a prostituta, as criancinhas...

Dom Bosco diz algo muito lindo: "Se eu não fosse padre seria um revolucionário". Quando ele disse isso nos convida a revolução de Jesus Cristo, revolucionar no amor. A principal arma dele era o amor que atraia os jovens. Dom Bosco passou todos anos de sua vida vivendo a revolução Jesus.

A Canção Nova também foi acolhida como família salesiana. Dentro da Canção Nova não existe coincidência e sim providência, hoje celebramos os 45 anos de sacerdócio do monsenhor Jonas. Eu o conheci em Lorena (SP) na década de 60, tratando de uma tuberculose, e mesmo assim ele não descuidava da juventude.

Ouça: Júlio sobre monsenhor Jonas


Monsenhor Jonas quando trabalhava no colégio São Joaquim encontrou um crucifixo totalmente quebrado, e ele me pediu para arrumar o crucifixo. Ele disse que o crucificado representava que Deus queria fazer uma revolução. Deus suscita no coração daquele homem que amava a juventude como seu fundador Dom Bosco, que Deus queria que ele fizesse a revolução Jesus. Hoje ele completa 45 anos de sacerdócio, menino pobre de Elias Fausto (SP), mas que amou os jovens como Dom Bosco.

Hoje é dia da Imaculada Conceição, Dom Bosco diz que Nossa Senhora fez tudo, e quem é a Mãe da Canção Nova? Nossa Senhora. O que está no escudo da Congregação Salesiana é "Dai-me almas e ficai com o resto" e a Canção Nova continua o desejo do coração de Dom Bosco, "Dai-me almas".

O mundo hoje vende a idéia de que o amor é algo descartável, fugindo daquilo que é a essência do amor. Fomos feitos para o amor, amar é antes de tudo um ato de vontade, é preciso aprender amar. Quem não ama permanece na morte, o amor tem que ser um amor puro. O mundo confundiu o amor com o sexo.

O caminho que nos leva seguramente a Deus é o caminho do amor.


Transcrição: Willieny Isaia