quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Papa alenta participação dos fiéis na Festa do Corpus Christi: o "dom mais precioso da humanidade"


VATICANO, 22 Jun. 11 (ACI) .- Ao concluir a Audiência Geral esta quarta-feira na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI convidou os fiéis a participarem da Missa e da procissão eucarística da Festa do Corpus Christi.

O Santo Padre recordou que esta quinta-feira 23 de junho, festa do Corpus Christi, "como todos os anos será celebrara às 19:00h a Santa Missa em (na Basílica de) São João de Latrão (em Roma)".

"Ao finalizar –continuou– seguirá a solene procissão que percorrendo a Via Merulana, concluirá na (Basílica de) Santa Maria Maior".

Finalmente o Papa convidou os fiéis de Roma e os peregrinos "a unir-se neste ato de profunda fé para a Eucaristia, que constitui o mais precioso tesouro da Igreja e da humanidade".

O Papa Urbano IV, logo do milagre eucarístico de Bolsena (1264) no qual uma hóstia consagrada emanou sangue ante as dúvidas de um sacerdote sobre a presença real de Cristo, decretou que a festa do Corpus Christi fosse celebrasse em toda a Igreja.

Para isso encarregou a Santo Tomás de Aquino e a São Boaventura que escrevessem a liturgia para esta Solenidade. Conta a história que ao ouvir o que fora escrito por Tomás, São Boaventura em um ato de humildade começou a rasgar o texto que ele redigiu diante a beleza do texto de Santo Tomás.

A Solenidade do Corpus Christi é celebrada em muitos países no domingo posterior à festa da Santíssima Trindade.