sábado, 18 de junho de 2011

Adoração de ídolos e veneração de imagens





 Veremos da seguinte forma:

1° Os versículos bíblicos em que os protestantes nos acusam de idolatria.
2° O que é adorar? O que é venerar? O que é imagem? O que é ídolo?
3° Prostrar-se ou ajoelhar-se não é adoração como os protestantes afirmam.
4° Os protestantes dizem também que foi o imperador Constantino que autorizou as imagens na igreja.
5° As primeiras igrejas protestantes por meados do século XV...Usavam imagens.


oOS VERSÍCULOS BÍBLICOS EM QUE OS PROTESTANTES NOS ACUSAM DE IDOLATRIA


Umas principais acusações dos protestantes na época de hoje é acusar os católicos de idolatria usando os seguintes versículos onde Deus proíbe a criação de ídolos feitos em forma de imagens:

Em (EXÔDO 20.3-4): “Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma, nem figura que está acima nos céus ou embaixo na terra, ou nas águas embaixo na terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto”

Em (LEVÍTICOS 26.1): “Não fareis idolos. Não levanteis estátuas nem estelas e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor teu Deus.”

Em (Deuteronômio 7.25): “Queimareis as imagens esculpidas de seus deuses, mas não cobiçareis nem prata nem ouro de que são revestidas, nem delas tomareis nada, para que isso não te seja um laço, pois são uma abominação para o Senhor”

Desta forma vemos claramente que Deus não admite de forma alguma a criação de ídolos, não tem o que contestar porque o nosso Deus é o único Senhor do céu e da terra. Louvado seja o nosso Deus!
Agora vejamos onde o nosso Deus onisciente (Onisciente significa: Sabe tudo) manda fazer imagens, que interessante você não acha? Antes ele proíbe fazer imagens de ídolos, manda queimar, destruir, mas logo depois ele manda fazer imagens? Vejamos na bíblia:

Em (EXÔDO 25.17): “Farás dois querubins de ouro: e farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa de um lado para o outro...Terão esses querubins duas asas estendidas para o alto...Ali verei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança que te darei todas as minhas ordens”

Em (NÚMEROS 21.8-9) “E o Senhor disse a Moisés: Faze para ti uma serpente, mete-a sobre um poste e todo aquele que for mordido olhando para ela será salvo. Assim Moisés fez uma serpente de bronze, fixou-a num poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a imagem da serpente de bronze tinha a vida conservada.

Em (I REIS 7.29): “Nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins assim como nas travessas igualmente...” Nesta parte foi onde Deus mandou Salomão construir o templo e tinha dentro dele imagens por toda a parte.
Outras passagens onde Deus manda fazer imagens: Ex 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4...

A idéia de destruir os ídolos foi do próprio Deus, mas a idéia de fazer imagens foi do próprio Deus também, nisto percebemos o seguinte: Se Deus é onisciente porque proibiu fazer imagens e depois mandou fazer imagens?
RESPOSTA: Porque o que Deus proíbe não é fazer imagens artísticas ou sagradas e sim fazer imagens de ídolos. Biblicamente vemos que se a imagem for feita para a arte do ensino ou para símbolo sagrado é permitido por Deus, já a fabricação de escultura de ídolos é abominação.


O QUE É ADORAR? O QUE É VENERAR? O QUE É IMAGEM E O QUE É UM ÍDOLO?


Os protestantes têm confundido os mais simples nesta questão da idolatria de imagens pela má interpretação das sagradas escrituras.

O que é adorar?
RESPOSTA: É o ato de considerar Deus como o único Criador e Senhor do mundo. Adorar também é oferecer sacrifício; que a igreja de Cristo oferece na Santa Missa que é a celebração do corpo e do sangue de Cristo (única celebração que é celebrada da mesma forma, com as mesmas orações nos quatro cantos da terra e em cada minuto que se passa quatorze missas são celebradas em todo mundo) para que o mundo veja que a todo instante o nosso Deus é adorado acima de todas as coisas.

O que é venerar?

RESPOSTA: É amar, homenagear, honrar, saudar, de forma respeitosa e carinhosa. Ex: A uma mãe ou a um pai, um amigo, alguém especial... Maldosamente alguns protestantes abrem a bíblia como um instrumento de protesto para julgar que adoração e veneração é a mesma coisa, pena que não tem como provar. A veneração que a igreja faz é a Maria nossa Mãe e também aos Anjos e aos Santos de Deus que são nossos irmãos em Cristo Jesus. A igreja não faz sacrifícios à Maria nem aos santos porque aí seria adoração. E a adoração é dada somente a Deus. (CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.)

O que é imagem?
RESPOSTA: Imagem é a representação de um ser em seu aspecto físico. Assim imagem é um quadro, uma estátua, uma pintura, uma forma. Se formos analisar bem a própria bíblia é uma imagem. Ex: As imagens foram muito utilizadas ao decorrer da expansão da igreja principalmente para evangelizar os iletrados. Ex: Povos bárbaros e índios.

O que é um ídolo?
RESPOSTA: É um falso deus inventado pela fantasia humana: O Sol, a lua, os animais, etc...Por muitas passagens na bíblia vemos que alguns povos praticavam o politeísmo (adoração de ídolos) pela falta do conhecimento do Deus verdadeiro, as pessoas sentiam a necessidade de ter uma referência espiritual (Porque todo ser humano tem a tendência a ser religioso) assim criavam o deus sol, a deusa lua, e também inventavam o nome dos seus deuses.
A herança do politeísmo ainda é muito viva na África, na Ásia...
Mas no mundo ocidental (Europa, América...) não, por causa da expansão do Catolicismo os ídolos foram substituídos pelo Deus único e verdadeiro Jesus Cristo.

Enfim a idolatria é adorar um deus falso e oferecer sacrifícios a ele; desta forma vemos que a acusação feita pelos protestantes aos católicos não tem fundamento bíblico e nem histórico.


PROSTRAR OU AJOELHAR NÃO É ADORAÇÃO COMO OS PROTESTANTES AFIRMAM


Na bíblia prostrar-se ou ajoelhar-se significa respeito, saudação, homenagem, veneração e não adoração como nos acusam os protestantes. E como pra eles tudo tem que estar na bíblia vamos então pesquisar:

Em (I REIS 1.16) “Betsabé ajoelhou-se e prostrou-se diante do rei. Este lhe disse: O que queres?”

Em (GÊNESIS 44.14) “Judá e seus irmãos entraram na casa de José, que estava ainda em sua casa e prostraram-se por terra diante dele”

Em (I Samuel 25.23) “Abigail avistou Davi, que desceu prontamente do jumento e prostrou-se com o rosto por terra diante dele.”

Em (ÊXODO 18.7) “Moisés foi ao encontro do seu sogro prostrou-se e o beijou. Informaram-se mutuamente de sua saúde e entraram na tenda.”

Em (NUMEROS 22.31) “Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, ele viu o Anjo do Senhor que estava no caminho com a espada desembainhada na mão. Inclinou-se e prostrou-se com face por terra.”

Em (II REIS 4.37) “Então ela veio e lançou-se aos pés de Eliseu, prostrando-se por terra. Em seguida tomou o filho e saiu.”

Como vimos tem muitas passagens bíblicas que ensinam que ajoelhar ou prostrar é um exemplo de veneração (Homenagear, respeitar, honrar, saudar) e não de adoração. Pois prostrar significa humildade, suplica e reconhecimento de que somos menores ou que devemos respeito diante outros e principalmente das coisas sagradas. Por isso vemos que as imagens que temos nas igrejas católicas não são inspirações pagãs como dizem os protestantes, são copiadas da bíblia, são imagens que Deus mandou fabricar. Erro seria não fabricá-las, assim discordaríamos das passagens bíblicas onde Deus até prometeu falar no meio das imagens sagradas em ÊXODO 25.22 que diz: “E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório do meio das imagens dos querubins que estão sobra à arca do testamento, tudo que eu ordenar para os filhos de Israel”.

Desta forma vemos o quanto Deus valoriza a arte da imagem, ao ponto de se revelar também por meio delas. Bem, ele é o verdadeiro e excelso Artista por excelência. Bendito seja o nosso amado Deus!


o AS IGREJAS PROTESTANTES... USAM IMAGENS? MUITO INTERESSANTE!

Antes de citar os versículos bíblicos, quero lembrar que somente as igrejas protestantes “Pentecostais” ou modernas de hoje em dia é que trás essa pobre idéia de que as imagens são proibidas por Deus. Nunca foi e não tem como provar.
Porque os protestantes “tradicionais” ou os primeiros protestantes usavam imagens em seus templos religiosos e muitas ainda usam.

Ex:Catedral Anglicana de Cristo e Santa Maria, em Liverpool.
Catedral de Santo Egídio- Igreja Do presbiterianismo.
Catedral Calvinista de Edimburgo
Igrejas Anglicanas
Igrejas Calvinistas

Se continuar a insistência de algum argumento falso eu convido o duvidoso ou a duvidosa ir até o local. Pesquise o endereço e boa sorte! Lembrando que aqui em Alagoas tem um templo que é a Primeira Igreja Batista de Penedo, ela é a segunda igreja evangélica mais antiga do estado que conta com aproximadamente 108 anos de história. Onde você ao entrar nela verá muitas imagens da paixão de Cristo, da Virgem Maria, enfim, muito parecida com os templos católicos. Provando também em nosso próprio estado que essa historinha sem fundamente da idolatria dos católicos não passa de um argumento falso e nada mais do que isso.

Tony Gabriel.