sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

E agora, será que finalmente alcançamos o fundo do poço?

Boa tarde a todos irmãos e irmãs combatentes,

"Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir.Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas."
(II Tim 4,1-4)
 Acabo de finalmente assistir no youtube um vídeo sobre o qual muitos já haviam me dito existir, e que, enqaunto cristãos causava-lhes espanto e indignação. O sentimento pelo qual fui tomado é o mesmo destes irmãos que me precederam nesta experiência, muitos deles de orientação protestante, e em mim brotou esta pergunta, que motiva este artigo.


Estou me referindo ao vídeo do senhor Edir Macedo (com todo respeito não me referirei a este cidadão como "bispo") , fundador da IURD, em que explicitamente assume sua postuta pró-abortista. Para tal utiliza-se de uma, eu disse uma citação, e como é de praxe descontextualizada. (Só para registrar, a Bíblia como um todo tem 35.527 versículos, e ele só precisou de um para institucionalizar em seu coração e de seus "fiéis" a pena de morte aos nascituros)


Alguns aspectos saltam aos nossos olhos, além deste, pois para o Sr. Edir, o mais importante não é a fé, mas a lógica, a razão.




"Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar."
                                                                                                                                           (I Cor 2,14)
Ora, como cristãos, devemos nos manter firmes na crença de que não somos deste mundo (Jo 17,16) e desta forma, não é a sua lógica, nem o seu regozijo que buscamos, e sim permanecermos fiéis a aquilo que nosso Mestre e Senhor nos ordenou. (Jo 15,04) 


A nossa lógica é a loucura do amor aos inimigos, é orar por aqueles que nos amaldiçoam, é dividir com quem não pode nos oferecer nada em troca, é fazer de nosso maior mandamento o amor. O nosso sim a Deus, não está condicionado a receber as "bençãos" que queremos, na hora em que desejamos, mas como filhos de Maria, assumir-mos a condição de escravos do Senhor, e olhando para a Divina Providência, também nós, livremente como fomos criados oferecer a Deus o nosso sim.


Seguimos a Jesus Cristo, que multiplicou os pães, ressuscitou  mortos, transformou água em vinho, curou leprosos, cegos, coxos e principalmente venceu toda espécie de morte, nos garantindo a Vida Eterna. Mas o fez pelo caminho cruento da cruz, e assim nos convidou a fazer: "Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me." (Lc 9,23) E mais ainda:
"E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo." (Luc 14,27)


Ao assistir a este vídeo, é impossível não me fazer esta pergunta: E agora, será que finalmente chegamos ao fundo do poço, na IURD? Pois assim nos disse o Senhor:


"Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos." Mt 18,14


"Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes." Mt 25,40


"Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos." Lc 17,2




E agora, a quem seguiremos, ao Bom Pastor ou ao "pastor"? 


"E dizia: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" Mc 4,9


Unidos em Cristo e na sua Igreja,


Christian Moreira.