quarta-feira, 1 de junho de 2011

"Onde está seu coração, aí está o seu tesouro"




"Serás inteiramente do Senhor teu Deus!" Dt 18,13









Inteiramente! Não parcial, nem “quando der” ou “se possível” mas inteiramente. Você meu irmão que tem feito seu estudo bíblico a partir do método proposto pelo Monsenhor Jonas nos livros “A Bíblia foi escrita para você” e também “A Bíblia no meu Dia-a-Dia” , reconhece claramente neste versículo uma ordem. No contexto desta citação o povo de Deus era alertado a não se voltar para os deuses dos povos pagãos, nem tampouco imitar suas práticas abomináveis. Era necessária esta ordem para deixá-los atentos e vigilantes. E é exatamente assim que esta palavra se atualiza para mim e para você neste dia.
Serás inteiramente do Senhor, teu Deus. Repita esta oração colocando o seu nome, e ordene isso ao seu coração, aos seus pensamentos, aos seus medos, angústias e sofrimentos. O inimigo de Deus, o maligno, que é mentiroso por excelência, nos sugestiona que Deus não suporta a presença do pecador, e assim, quando pecamos, cada vez mais nos afastamos de Deus, repetindo aquilo que Adão e Eva fizeram quando se esconderam aos escutarem os passos do Senhor caminhando no Éden. (Gn 2,8-10).
Nada mais equivocado. Deus abomina o pecado, mas ama o pecador. Sim, é isso mesmo! Deus nos quer inteiros, não apenas nossas virtudes e fortalezas, mas também nossas misérias e fraquezas. Por que mesmo elas, em Deus, são transformadas e colocadas a serviço do reino. Há uma história de um santo que exemplifica como age nosso Deus:
Certa vez – numa noite de Natal – Jerônimo teve uma visão. Jesus apareceu para o santo e lhe disse:” Jerônimo, hoje é o dia do meu aniversário. Você pode me dar um presente?”Jerônimo disse a Jesus:” Bem, meu Mestre e Senhor, o que posso te dar? Qual presente eu poderia te oferecer? O maior presente que eu posso te dar hoje é a tradução da Bíblia. Aqui está; dou-te o trabalho de todos esses anos que despendi com a tradução. Se você quiser, posso queimar todo o meu trabalho de todos esses anos agora mesmo. E isto seria meu presente para você”. Mas Jesus responde: “Obrigado Jerônimo por sua generosidade, mas eu preciso de algo mais”. E Jerônimo pergunta: “ O que posso te dar meu Senhor? Se você quiser, posso dar-te a minha vida. Dou-te meus olhos, meus ouvidos. Eu estou pronto para ficar cego por você; estou pronto para ficar surdo por você. Posso te dar toda a minha vida; tira de mim o que você quiser. Estou pronto para morrer por você.” E Jesus responde: “Bem, Jerônimo, eu te agradeço por esta generosidade, mas todos os presentes que esta me oferecendo, já são meus. Eu te dei estes dons. E eu não preciso dos presentes que eu te dei. Eu preciso de algo que seja realmente teu.”E Jerônimo respondeu:” Eu não tenho nada que seja meu. Mas Senhor o que posso te dar que seja somente meu?”E Jesus disse:” Dá-me teus pecados, Jerônimo, somente estes são teus!“. (extraído do livro “O leão que ruge ao longo do caminho” Pág. 98 Frei Elias Vella)
Esta é a palavra para nossa semana. Sermos inteiramente do Senhor. Onde estivermos, com quem estivermos, a todo o momento e em qualquer situação. Esforcemo-nos para sermos inteiramente do Senhor. Em nossas virtudes, mas principalmente em nossos defeitos. Corramos aos braços de nosso Deus, que nos acolhe como Pai, como Pastor. Nos lancemos na “ternura exigente” de Nosso Senhor.
Unidos em Cristo,
Christian Moreira
Membro Com Aliança Fortaleza