quarta-feira, 8 de junho de 2011

Série - Conheça a Bíblia segundo a Doutrina Católica em 86 perguntas.

56. Lutero reconheceu o perigo do julgamento privado? 
Ele diz isto, como citado em "An Meine Kritiker" (por Johannes Jorgensen, pág. 181): "há muitas seitas e convicções como há cabeças; este aqui não admite o batismo; aquele rejeita o sacramento do altar; outros acreditam num mundo entre o presente e o dia do julgamento; alguns ensinam que Jesus Cristo não é Deus. Não há ninguém, por mais engraçado que possa ser, que não diz ser inspirado pelo Espírito Santo, e que não aumenta em profecias seus sonhos e devaneios". Nós temos mais de 60 milhões de americanos indiferentes para as doutrinas de seus antepassados protestantes porque "Em religião, qualquer um pode chegar e dizer que sua doutrina foi aprovada por Deus". 
57. Alguns falam de 72 livros e outros falam de 73 livros na Bíblia católica. 
Alguns editores adicionam as Profecias de Jeremias com as Lamentações de Jeremias e entendem um livro de ambos, respondendo assim por 72 livros, e outros editores separam Jeremias de Lamentações em dois livros que fazem 73 livros assim. 
58. Onde você encontra a declaração que Lutero descobriu a Bíblia? 
No Almanaque Mundial luterano e Enciclopédia Anual de 1923, você achará a velha falsidade que diz assim: O "incomparável Lutero" deu para o mundo "A Bíblia Aberta". . . ". "Na universidade ele descobriu uma Bíblia latina encadeada," o estudo de qual "trouxe-lhe a paz de mente que ele procurava e a garantia de justificação e de salvação só pela fé só, sem as obras da lei. . . " Que havia uma "Bíblia latina encadeada" na universidade é muito provável. Até mesmo hoje são encadeados livros de telefone públicos com a finalidade dos manter no lugar formal deles/delas. As Bíblias eram encadeadas até no púlpito, rostro ou mesa do monastério, para que os ladrões que haviam naquela época não furtasse. A Igreja encadeou a Bíblia não para afastá-la das pessoas mas para dá-la às pessoas. Uma Bíblia dessa época, declara o estudioso protestante, dr. Maitland, valeria em torno de $1,000, porque era uma cópia manuscrita feita em pergaminho caro ou vellum. Você ainda verá Bíblias encadeadas hoje em igrejas no continente do Mundo Velho, em monastérios, e museus por óbivas razões. Que Lutero teve acesso à Bíblia quando jovem é atestado por ele em suas "Conversas à Mesa": (ed. 1566, pág. 22). "Quando eu era jovem, eu me familiarizei com a Bíblia, lia freqüentemente, assim eu poderia ver que tudo o que se falava estava escrito". 
59. O Evangelho de Cristo é simples. 
De um certo modo é. Nos fala claramente que Cristo estabeleceu uma Igreja definida que Ele comissionou para ensinar todas as nações. É muito simples deste ponto de vista, porque os homens têm que aceitar a Igreja católica, e serem ensinados por ela. Mas o Evangelho não é simples do modo que você diz. Os homens dedicaram as vidas ao estudo dos Evangelhos e se prepararam para a tarefa através de pesquisa profunda no hebraico, sírio, árabe, idiomas gregos, e latinos. E por isso, muitas passagens são muito difíceis de entender. 
60. Mas pelo menos o plano de salvação pode ser entendido pelas pessoa simples. Nós, protestantes dizemos a nossos filhos que leiam as Bíblias para entendê-lo. 
De acordo com os achados de seus leitores simples deve haver centenas de planos contraditórios de salvação, todos revelados por Cristo. Como para a capacidade de suas crianças, você pode dar para elas o artigo "Análise Espectroscópica" da Encyclopaedia Brittanica para seus estudos. Mas a própria Bíblia está contra sua teoria. Assim, são Pedro diz que nas Escritura "há certas coisas difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdiçäo". IIPd. 3.16. Para ele a interpretação privada das Escrituras pode ser muito perigosa.