sábado, 10 de setembro de 2011

"Irmã Youtube" desperta centenas de vocações pela Internet

ROMA, 09 Set. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- Um vídeo caseiro no qual uma religiosa dominicana, a Irmã Puri, que recebeu da imprensa espanhola o apelido de "Irmã Youtube", permitiu que milhares de jovens se questionem sobre a vocação à vida religiosa e que 250 mulheres decidam ingressar em um convento.

A história se remonta ao ano 2007, quando o espanhol Antonio González foi visitar sua tia Puri ao mosteiro de Santo Domingo el Real de la Segovia (Espanha). A religiosa, preocupada com a crise de vocações pediu-lhe ajuda e o jovem decidiu gravá-la em vídeo explicando como se apaixonou por Deus e encontrou sua vocação. O vídeo colocado no YouTube.com, já supera as 53 mil visitas.

Antonio é também o criador da Associação Revaloria.org, uma organização sem fins de lucro que há três anos se dedica a criar sites web para difundir os valores cristãos através da rede.

O seu trabalho lhe permite saber que todo mês o buscador Google registra umas três mil busca da frase "ser freira" na internet. "Hoje em dia uma garota que quer ser freira, em vez de fazer o mais normal que seria perguntar a um amigo, ou a uma freira, o que faz é procurar na internet", explica Antonio.

Desde o site http://monjasdominicas.wordpress.com  as dominicanas administram um blog mediante o qual transmitem ao mundo o que se vive dentro dos mosteiros. Através desta página, desde ano 2010, receberam pedidos de 250 mulheres de todo o mundo para ingressar em um convento.

Irmã Puri –que exerce o cargo de assessora– respondeu aos pedidos e agora estas mulheres se encontram repartidas por vários institutos religiosos tanto da Espanha como da América Latina.

No site, as religiosas explicam no que consiste o percurso para a consagração, e convidam a passar uma temporada na hospedaria para conhecer mais de perto sua vida. "Se (alguma) quer seguir pode experimentar a vida em comunidade, por que não durante suas férias? Assim se vai crescendo seu desejo de Deus, se esta vida a atrai, pode tratar-se de entrar no monastério".

A primeira etapa dura entre seis e doze meses, chama-se postulado, é a temporada em que a pessoa olha e começa a aprofundar seu desejo. "Quer seguir? Então começa a consagração religiosa. Seguirão etapas de compromisso progressivo -noviciado, profissão temporária- até a profissão solene na qual (a pessoa) se atreve a entregar a Deus a vida, em uma liberdade esplêndida sem saber aonde a conduzirá com amor", explicam.

As religiosas recordam que em cada etapa, as jovens têm a iniciativa e "a comunidade te responde se estiver de acordo, votando. Aqueles anos são uma imersão na vida monástica que permitirá aprofundar sua sede de Deus, descobrir a Ordem e a nossa comunidade".

Antonio também criou um site (em espanhol) de ajuda para jovens varões com inquietações sacerdotais chamado www.sacerdoteyo.org. Nele é possível conhecer diferentes testemunhos que explicam o caminho de vários jovens para sua vocação, além de encontrar assessoramento para contatar com o seminário mais próximo e responder "a essa vocação que sentem em seus corações", conclui Antonio