quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Homilia Diária - 11.08.2011 - "Perdoados por Deus, perdoemos também aos nossos irmãos"

Diante das palavras de Jesus sobre a correção fraterna e a reconciliação, Pedro pergunta: “Quantas vezes devo perdoar? Até sete vezes?”
Nesta pergunta do discípulo podemos ver o conhecimento dele sobre a necessidade de perdoar sempre. Tendo em vista que o número sete, segundo as Sagradas Escrituras, significa perfeição. A este nobre pensamento, Jesus quer que os discípulos avancem para mais longe. Ele não põe limite para o perdão: “Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete!”
O homem, sendo imagem e semelhança de Deus, está vocacionado a viver o perdão de Deus, por amor às criaturas. Assim como Deus é amor, misericórdia e perdão para com os homens, assim deve ser o homem para com os seus irmãos.
A parábola que o Senhor conta a Pedro é uma forma pedagógica para esclarecer a Sua resposta. Assim como o perdão de Deus não tem limites, assim deve ser o meu e o seu [perdão].
Se nós não aprendermos a perdoar os nossos irmãos, o Altíssimo virá e nos chamará de miseráveis e, então, nos mandará para fora do Seu Reino como aquele empregado que não souber perdoar a seu semelhante.
Existem nos dias de hoje pessoas que dizem: “Perdoo, mas não esqueço!” Como cristão, qual tem sido a sua posição diante do infinito perdão de Deus, no trato com os seus semelhantes? Jesus deu o exemplo: na hora de ser morto pediu que Deus Pai concedesse o perdão para os Seus assassinos (cf. Lc 23,34).
Será que sou capaz de imitar a Jesus? Muitas vezes nós queremos que Deus perdoe os nossos pecados, mas não queremos perdoar aos demais. Como é que o Todo-poderoso vai nos perdoar se nós não fazemos o mesmo com nossos irmãos? Veja o que Cristo declarou:“É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente a seu irmão”.
Senhor Jesus, conceda-nos a graça de perdoar sempre. Amém!
Padre Bantu Mendonça