quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Espiritismo é Cristão? Desmascarando o espiritismo em 16 passos. Parte IV


8. O batismo
Jesus mandou aos apóstolos ir pelo mundo inteiro, ensinar a todos tudo quanto ele lhes ordenara, batizando a todos "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19-20), esclarecendo:"Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado" (Mc 16,16). No Brasil, os espíritas, fiéis à doutrina codificada por AK, já não batizam nem fazem batizar seus filhos. Nem teria sentido. Pois é pelas reencarnações que os homens devem alcançar a perfeição.
 
 
9. Os Sacramentos
Além dos já citados (Batismo e Confissão) o Espiritismo nega todos os outros Sacramentos: Crisma, Eucaristia, Ordem e Unção dos Enfermos, só aceitando mesmo o Matrimônio.
Consideram os Sacramentos como "meros ritos, formas, liturgia", ignorando que eles são graças derramadas por Deus sobre os homens, justamente porque não somos nada sem a graça divina. Sem esta, não há "religare" com Deus, pois não temos força em nós mesmos para chegarmos a tanto.
 
 
10. A Igreja
Jesus disse a Pedro: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na terra será ligado nos céus e o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18-19). Mas os espíritas não dão nenhuma importância nem a Pedro e seus sucessores, nem à Igreja que Jesus dizia "sua", nem ao poder das chaves que o Senhor Jesus entregou ao chefe do colégio apostólico.
Jesus declarou aos apóstolos: "Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou" (Lc 10,16). Para os espíritas tudo isso já está superado. Pois eles vão receber as orientações dos espíritos que "baixam" em seus centros.
No livro "Depois da morte" (p. 80), profetiza Leão Denis: "Chegará a ocasião em que o catolicismo, seus dogmas e práticas não serão mais do que vagas reminiscências quase apagadas da memória dos homens, como o são para nós os paganismos romanos e escandinavos."
Enfim, a influência maçônica de ódio à Igreja se faz presente no Espiritismo. Nada estranho: León Hippolyte Denizart Rivail (Allan Kardec) foi maçom do grau 33 junto à Grã-Loja Escocesa Maçônica de Paris.
 
 
11. Fé e Obras
Dentro da orgulhosa doutrina espírita, a salvação virá exclusivamente pelas boas obras que cada um faz, "resgatando as suas dívidas".
Ora, eis o que lemos em S. Tiago:
"Por minhas obras te mostrarei a fé."
É preciso os dois. São interligados, como teoria e prática.
A respeito da fé, ainda vemos:
"Quem não crer será condenado" (Mc 16, 16)
"Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11,6)
 
 
12. A Ressurreição
Por mais que São Paulo fale que a fé cristã é baseada na Ressurreição, e que sem esta seria vazia, os espíritas a ignoram totalmente. Falam em reencarnação, trazendo à tona os paganismos contra que S. Paulo tanto lutava.
Qualquer pessoa pode abrir o Novo Testamento e vê o quanto é destacada a Ressurreição. Não há porque se ampliar demais no tema.