terça-feira, 31 de maio de 2011

Fica: O jovem cristão diz Não!

"As melhores coisas da vida não são as mais fáceis, mas as mais difíceis".










No mês de junho, o comércio fará um grande apelo comercial ao “dia dos namorados”, mesmo que esta prática, no meio hodierno, esteja cada vez mais “antiquadra”.  O modismo atual, no que tange aos relacionamentos, sobretudo entre os mais jovens, é o “fica”.
Providencialmente, enquanto fazia uma limpeza em meus arquivos pessoais, localizei esta correspondência que travei com um jovem de um grupo de oração. Fui impelido em meu íntimo por compartilhar nosso interlóquio, pois certamente as considerações que travamos, contribuirão para que outros filhos e filhas de Deus não se deixem ser destituídos em sua dignidade.
A todos uma salutar aventura de REMAR CONTRA A MARÉ!
Unidos em Cristo e na sua Igreja.
Christian Moreira.

Eis a transcrição.

Obs: O nome do jovem foi suprimido, por não ser relevante sua identidade.


Suas perguntas:


Caro amigo,
Mais uma vez obrigado. Toda a paz no seu coração. Bem então vamos falar sobre fica. Bem, Um dia desses você nos disse em uma pregação que fica é uma modalidade de prostituição. Beleza. Disso tirei duas conclusões, gostaria que você me desse, se possível, a fundamentação Bíblica ou doutrinal ou até mesmo me corrija.
1) FICAR SÓ POR FICAR
- Isso sem dúvida é fazer do corpo do outro  um saco para jogar nossas porcarias.
- é fazer do outro um objeto.
- é reduzir a graça da prática da sexualidade,   a um simples fonte de prazer.

2) FICAR PARA VER SE DAR CERTO UM NAMORO SÉRIO
- Ainda sim, é coisificar o outro. como comprar  uma blusa com o pensamento de qualquer coisa voltar e trocar.
- ficar não faz parte do discernimento de um   namoro santo. A escolha é um período de conhecer o outro,   mas, com o fica, acabamos ficando cegos, pelas emoções etc.

por fim.
- Gostaria de saber seu parecer quanto a minha opinião.
- Gostaria de ver sua opinião sobre o fica.
- Gostaria de saber o que é o pecado da prostituição (...)
- Gostaria de saber se ficar é ou não pecado.

(...)


Minha Resposta:


A Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
(...), inicialmente peço desculpa em não poder ter sido mais eficiente na resposta ao seu email, apenas podendo fazê-lo agora. Com o auxílio do Espírito Santo, tentaremos trazer à luz as nuances deste tema.
            Vou começar a partir dos questionamentos que você enviou e depois farei uma exposição final.
1) FICAR SÓ POR FICAR
 Isso sem dúvida é fazer do corpo do outro  um saco para jogar nossas porcarias.
- é fazer do outro um objeto.
- é reduzir a graça da prática da sexualidade   a um simples fonte de prazer.

            Sua conclusão neste primeiro ponto está plena de sentido. O ato do ficar adotado tão largamente pelos jovens de nossa época, não prevê nem estabelece nenhum tipo de vínculo, reduzindo o momento do encontro entre duas pessoas a uma busca imediatista por um prazer físico (carícias) e sexual (quando resulta em ato sexual). O outro não é percebido como um ente, um ser, um filho ou filha de Deus, mas como um meio para atingir o fim que busco, no caso a satisfação de apetites ou instintos carnais, sem a ação do Espírito Santo.
2) FICAR PARA VER SE DAR CERTO UM NAMORO SERIO
- Ainda sim, é coisificar o outro. como comprar uma blusa com o pensamento de qualquer coisa
  voltar e trocar.
- ficar não faz parte do discernimento de um  namoro santo. A escolha é um período de conhecer o outro,   mas, com o fica, acabamos ficando cegos, pelas emoções etc.

            O argumento que tem seduzido muito dos jovens que fazem uma caminho com Deus a trilharem a via tortuosa do fica é exatamente este: Vou ficar com este ou com esta pessoa para ver se “vai dar certo”. É como se eu tivesse que fazer um test-drive de um relacionamento. É uma fumaça poderosa do demônio esta afirmação. Por trás dela está a imagem que o namoro se resume a uma reposta aos instintos, e não a um exercício de convivência, a um processo crescente de conhecimento mutuo com um fim claro, o matrimônio. É isto mesmo! O objetivo de namorarmos é encontrar nossa “alma gêmea” para o casamento. É verdade que nem sempre encontramos de primeira, e exatamente por isso é que devemos viver com atenção os namoros para não antecipar uma realidade celestial e transformá-la em algo infernal.
            Sendo assim (...) , suas reflexões nesta primeira parte são acertadas. Acrescento ainda, que na ideologia do fica está implícita o paradigma de que somos donos de nossos próprios corpos e que assim sendo podemos dispor dele da melhor forma que julgarmos. Para nós cristãos, essa premissa não é válida pois: “Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor” (Rom 14,8) e ainda “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Cor 3, 13). Sobre minha opinião, penso que ela já está explicitada, pois você mesmo fez referência a ela.
                Para mim, o fica é uma forma dissimulada de prostituição. Segundo o Dicionário Pretiberam:
prostituir (í) - Conjugar 
(latim prostituo, -ere)
v. pron.
1. Oferecer serviços sexuais com o objectivo!objetivo de obter lucro.
2. Aviltar-se, desonrar-se.
3. Rebaixar-se, perder a dignidade.


Alguns termos me chamam a atenção, como por exemplo: desonrar-se, rebaixar-se e principalmente, PERDER A DIGNIDADE. Ora, uma pessoa que se dá ao fica, acaba por buscar prazer com uma pessoa e com uma outra e outra e outra e outra... a tendência infeliz é que a cada experiência se “avance um pouco mais” de modo que o efeito inevitável é uma vida sexual ativa fora do casamento, ou seja, fornicação. Veja que todo este processo decadente da pessoa humana começa a partir de um “simples fica”. Sem citar o fato que a “fama” de alguém que fica quase sempre se propaga como uma pessoa “fácil”. (...)
Quanto a você, meu amigo em sua situação específica, eu digo: agüenta firme! Em sua opção de ser de Deus! Ela deve permear toda sua vida, principalmente nas questões concretas, como essa por exemplo. As melhores coisas da vida, acredite (...) , não são as mais fáceis, mas as mais difíceis. Lembre-se que mesmo em caminho de santidade, você e eu ainda somos humanos e portanto, sujeitos as fraquezas próprias de nossa condição.  Portanto, “Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.”(I Cor 6,18)
Concluo reiterando minha disposição para quaisquer outras questões.

Unidos em Cristo!

Christian Moreira – Canção Nova