quinta-feira, 26 de maio de 2011

Série - Conheça a Bíblia segundo a Doutrina Católica em 86 perguntas.


16. Martinho Lutero foi o primeiro a traduzir a Bíblia para a língua das pessoas? 
Não. A Bíblia tinha sido traduzida em espanhol, italiano, dinamarquês, francês, norueguês, polonês, boêmio e húngaro antes que Martinho Lutero distribuísse sua Bíblia luterana. Setecentos anos antes do nascimento de Lutero nós já tínhamos uma tradução inglesa. No fim do sétimo século nós já tínhamos na língua inglesa a obra de Caedmon, monge de Whitby. No próximo século nós tivemos a famosa tradução do venerável Bede, monge de Jarrow. O Prefácio da Versão Autorizada se refere a traduções anteriores das Escrituras na língua das pessoas depois de falar das versões gregas e latinas, diz, "O religioso instruído não estava satisfeito em ter as Escrituras só nas línguas que eles entendiam, o grego e latim. . . mas queriam que elas estivessem ao alcance das pessoas comuns, para o conhecimento e edificação dos que tinham fome e sede, e que podia salvar vidas como eles. Eles deram traduções na língua vulgar de seus compatriotas, o que fez com que muitas nações debaixo do céu fossem convertidas por ouvirem de Cristo em sua língua original, não pela só voz de seu ministro mas também pela palavra escrita traduzida." 
17. Quando a Bíblia de Lutero saiu? 
Veio em 1520 e antes que a Bíblia dele aparecesse havia 104 edições da Bíblia em latim; havia 9 antes do nascimento de Lutero em alemão, e havia 27 em alemão antes da Bíblia luterana aparecer. Antes da Bíblia protestante aparecer já havia na Itália mais de 40 edições e 25 destas estavam na língua italiano com a permissão expressa de Roma. Na França havia 18 edições antes de 1547. A Espanha começou suas edições em 1478. Ao todo, 626 edições da Bíblia com 198 na língua das pessoas, tinham sido editadas antes da primeira Bíblia protestante aparecer no mundo. Com todas essas evidências por que esses intelectuais declaram que a Igreja menosprezou a Bíblia? Isto mostra um testemunho que a Igreja lutou para preservá-la, traduzir, e multiplicar. Ela salvou a Bíblia da destruição absoluta nas mãos dos infiéis; ela salvou a Bíblia da extinção total a guardando como o maior tesouro de todas as eras. 
18. Por que a Igreja manteve a Bíblia em latim até que a Reforma desse para as pessoas a Bíblia no vernáculo? 
A idéia comum é que a Igreja manteve a Bíblia em latim de forma que as pessoas não podiam lê-la, e assim não deixar que elas descobrissem a verdade. Que ninguém podia ler a Bíblia mas só os padres é tolice. Havia duas classes de pessoas na idade média: as que podiam ler e quem não podia ler. Os que podiam ler liam em latim e estavam bem felizes com a Bíblia em latim e os que não podiam ler o latim não podiam ler. Assim, por que a igreja daquela época deveria traduzir a Bíblia apra a linguagem das pessoas? O latim era a linguagem de todos os homens cultos e o idioma da Europa. Conseqüentemente, o latim não era um idioma morto mas vivo. Se a Igreja desejasse manter a Bíblia então das pessoas por que a Igreja traduziu a Bíblia do grego ao latim no séc. IV, chamando a vulgata de "Bíblia das Pessoas"? 
19. A Igreja católica queimou todas as Bíblias, e castigou quem tinha cópias? 
Não. A Igreja católica teria sido muito estúpida por fazer cópias pelos monges e freiras para depois as destruir. Ela queimou Bíblias que foram falsificações da Bíblia, como a de Coverdale, Tyndale, e as Bíblias de Wycliffe. Quando a imprensa foi inventada pelo católico alemão Gutenberg o primeiro livro a ser impresso no mundo foi a Bíblia e isso foi em 1445, 80 anos antes que o protestantismo fosse ouvido. 
20. Mas a igreja católica não diz que as sociedade bíblicas são perigosas à sociedade? 
Ela condena o princípio que não se deve comercializar a Bíblia com a idéia de que elas podem ler a Bíblia sem a compreensão da Igreja. As religiões fanáticas mais selvagens na América surgiram da teoria do julgamento privado ou interpretação da Escritura, e se não é perigoso ao cristianismo ter uma nova igreja cristã surgindo a cada 10 anos de alguma leitura de um texto isolado, o que é perigoso? O fato que 60 milhões ou mais de americanos não têm nenhuma afiliação de igreja hoje é devido a leituras impulsivas da Bíblia. Recentemente na cidade de Chicago os jornais fizeram uma pesquisa sobre a freqüência da igreja aos domingos. O resultado mostrou que 85 por cento dos devotos de domingo entraram em Igrejas católicas e os outros 15 por cento iam em Igrejas protestantes e sinagogas judias. Conseqüentemente, a multiplicação de sociedades de Bíblia cria agnosticismo, indiferentismo, pois a verdade não pode ser pidida.