terça-feira, 24 de maio de 2011

Série - Conheça a Bíblia segundo a Doutrina Católica em 86 perguntas.

6. A Bíblia foi dada ao mundo por Deus? 
A Bíblia não foi dada ao mundo por Deus numa placa de ouro a um menino de 15 anos, Joseph Smith, como o suposto livro dos mórmons. Não apareceu de repente na Terra ditada por um anjo ou serafim, mas foi escrita por homens como nós que usaram caneta ou cana para escreverem em pergaminhos nas línguas originais do oriente. Eles foram pinamente inspirados, mas eram autores humanos escolhidos por Deus para o trabalho. 
7. A Bíblia foi escrita toda de uma vez por um homem? 
NÃO. Durante aproximadamente 1500 anos decorreram entre a escritura de Gênesis (o primeiro livro do VT) e o Apocalipse ou Revelação de são João (o último livro do NT). A palavra Bíblia vem da palavra "biblia", plural grego que significa "livros". A Bíblia não é um único livro mas vários livros escritos em momentos diferentes por homens diferentes. Se você vivesse na ocasião que Moisés morreu tudo o que você teria da Bíblia seriam os primeiros cinco livros do VT, escritos pelo próprio Moisés. Seus escritos formaram o primeiro registro da Palavra inspirada. 
8. Em que idioma foi escrita a Bíblia? 
Não será ilógico dizer que a Bíblia não foi escrita originalmente em inglês como tantos parecem acreditar e julgar de seus argumentos. Alguns acreditam que as Escrituras foram escritas primeiro em inglês e então foram pulgadas nos idiomas bárbaros de latim, grego ou hebraico por causa dos estudiosos inquisitivos e críticos. O VT foi escrito no hebraico e o NT foi escrito em grego. O texto hebraico do VT foi traduzido em grego, antes de Cristo por 70 tradutores. 
9. Quando o VT foi compilado? 
O fato que o VT já foi traduzido em grego mais de 100 anos antes de Cristo, indica que o texto hebraico original existiu muito tempo antes daquele tempo. 
10. O que você quer dizer pela Bíblia de Septuaginta? 
Por causa da "Dispersão" dos judeus e sua familiaridade crescente com grego que então foi o idioma universal, era necessário fornecer aos judeus uma tradução do VT hebraico no idioma grego. A primeira tradução grega foi acabada por 70 tradutores que trabalharam em Alexandria. Septuaginta quer dizer 70 em latim e foi o nome da primeira versão grega. Nosso Senhor e os Apóstolos usaram esta versão sempre que eles se referiram às Escrituras. Contêm o número católico de livros do VT, isto é, 46 e não somente 39, como achada hoje nas Bíblias protestantes. A versão da Septuaginta usada por Cristo e os Apóstolos foi começada aproximadamente em 280 anos antes de Cristo e terminou no próximo século. Era a Bíblia reconhecida de todos os "judeus da Dispersão" na Ásia, como também no Egito, e não só foi usado por Cristo, os apóstolos e os evangelista mas pelos judeus e gentios e cristãos no começo do cristianismo. É desta lista de 46 livros que Cristo e os escritores de NT citam quando se referem ao VT. Das 350 citações do VT achadas no NT, 300 são diretamente da Bíblia da septuaginta grega. Pope, o estudioso bíblico em seu livro "Aids to the Bible" i. , 54, menciona 18 passagens citando Sabedoria, Eclesiástico e Judite, livros rejeitados pelos reformadores. Foram conhecidos dos antigos cristãos de Roma com os 7 livros rejeitados pelos protestantes, pois os afrescos das catacumbas mostram Susana e os anciões como também Moisés e Jonas. Os escritores dos primeiros três séculos citam ou aludem aos livros eliminados da versão protestante. 
Fonte: Veritatis Splendor