sexta-feira, 20 de maio de 2011

Homilia Diária - 20.05.2011 - "O conforto para a alma está em Jesus Cristo".


Antes de Sua partida para o céu, Jesus confortou Seus discípulos para que não se preocupassem. O mesmo Ele faz neste Evangelho de hoje: Cristo nos dirige palavras de conforto diante das tantas dificuldades pelas quais passamos: situações de traição, abandono, desconfiança, injustiças, calúnias, fofocas, doenças, desemprego, complicada situação financeira. Ele revela que jamais nos abandona.
O nosso Deus é um Deus presente. É preciso viver a certeza de que Ele está no meio de nós, dando-nos forças e coragem para que a cada dia avancemos seguindo rumo à meta. Sabemos que o caminho é duro demais. E, muitas vezes, parece “não ter fim”. Então, achamos que o melhor a ser feito é sentar e desistir. Todavia, meu filho, minha filha, o mérito, a vitória e o segredo, ou seja, o trunfo de tudo isso está em saber que, enquanto caminhamos, deve-se ecoar dentro de nós as santas palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração. Creiam em Deus e creiam também em mim”.
Com Jesus e por Jesus somos mais do que vencedores. O Senhor é a única solução em nossa vida. Ele é o caminho que nos conduz à casa do Seu e nosso Pai. Quero relembrar a figura da porta: Jesus é a porta de entrada para a casa do Pai.
Se com fé, confiança e perseverança você clamar por Jesus, Ele virá erguê-lo ainda que você se encontre “no fundo do poço”, pois com o Senhor e pela força da oração tudo pode ser mudado.
Isto não são falácias nem sofismas. Quem nos garante é o próprio Cristo: “Quando eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também”.
Na dúvida de São Tomé, Jesus já respondeu a minha e a sua dúvida. Portanto, creia! Professe a sua fé n’Ele, que é “o Caminho, a Verdade e a Vida” e que nos conduz até Deus, nosso Pai.
Padre Bantu Mendonça