segunda-feira, 23 de maio de 2011

Série - Conheça a Bíblia segundo a Doutrina Católica em 86 perguntas.


Em um folheto li que a Igreja católica é acusada de destruir a Bíblia. 
Sim. A Igreja é acusada de odiar a Bíblia, destruir a Bíblia, manter a Bíblia afastada das mãos das pessoas, de queimá-la onde quer que e sempre que ela fosse achada e de mantê-la no idioma morto do latim para que a maioria das pessoas nem não pudesse ler nem entender. E tudo isso ela fez (assim eles dizem), porque ela sabia que suas doutrinas dela são opostas à Palavra de Deus, e que ela tem dogmas e credos que não poderiam se manter em pé perante a Santa Escritura. Mas na realidade a Bíblia sempre estave disponível às pessoas e muitas edições apareceram antes da Reforma.
2. A grande revolta contra a Igreja romana não deixou as pessoas verem como elas tinham sido enganadas pela Igreja? 
Muitos acreditam que pôr a Bíblia nas mãos das pessoas provocou a Reforma. A multiplicidade de religiões cristãs foi provocada pondo a Bíblia nas mãos das pessoas sem intérprete formal do que as Escrituras estavam dizendo. A Bíblia estava nas mãos das pessoas muito antes da Reforma como você pode observar em outro lugar por declarações neste folheto. 
3. Estudiosos reais e honrados acreditam nas declarações protestantes atuais contra a Igreja pela atitude dela com Bíblia? 
Dr. S. R. Maitland, secretário protestante para o Arcebispo de Canterbury, mostra a opinião comum das pessoas que acreditam que tais acusações são por causa da tradição passadas desde a "Reforma" por pastores, professores e pais; por sermões, catecismos, jornais, rádio, ficção, e história. Eles acreditam pela tradição que monastérios e conventos eram pias de iniqüidade e corrupção; ou que os católicos pagavam dinheiro para ter seus pecados perdoados, etc. O protestante considera que o catolicismo de antes da reforma foi em grande parte uma falsificação da história e todo o bem que a Igreja fez foi mal interpretada, mal julgou e falsificada, como o dr. Maitland e outros estudantes de história admitiriam depois de seu estudo das fontes. Seria bom para os leitores deste estudo investigarem e, se fizerem assim, chegarão à conclusão da história, contada sobre Charles II, o alegre rei da Inglaterra. Charles II propôs aos homens instruídos e científicos de sua corte o seguinte problema : "como é que um peixe morto pesa menos que um vivo?" Os estudiosos discutiram a séria dificuldade e escreveram muitos artigos para ganhar o favor do rei, mas eles não vieram a nenhuma solução satisfatória do problema. Finalmente, aconteceu a um dos cientistas testar se um peixe morto pesa menos que um vivo; e, claro que, ele descobriu a piada; pois o peixe pesa exatamente o mesmo, morto ou vivo. As pessoas agem da mesma maneira crédula quando tratam de declarações relativas à Igreja Cristã mais antiga do mundo. Seria bem melhor investigar e remover as montanhas de abuso, calúnia, e falsa suposição. 
4. Os livros em nossa biblioteca pública dão testemunho que sua Igreja é a inimiga da Bíblia. 
Por uma tranqüila consideração dos fatos da história e uma mente aberta, você verá que a Igreja católica não foi inimiga da Bíblia porque ela foi o pai, a autora e fabricante da Bíblia; ela a guardou e defendeu pelas eras contra quem quisesse destruir a Bíblia; ela a protegeu e impediu que o homem alterasse seu conteúdo; ela fundamentou suas doutrinas na Bíblia, ela, de todas as Igrejas Cristãs no mundo tem o direito de chamar a Bíblia - O SEU PRÓPRIO LIVRO?; ela pode ostentar para o mundo que só ela possui a verdadeira Bíblia e a Bíblia inteira não de 66 livros mas 73 livros, e as cópias das Escrituras fora da Igreja estão em parte incompletas e defeituosas da verdade, é verdade porque vem da Bíblia que a Igreja preservou dos dias dos Apóstolos que foram os autores do NT. 
5. Nós podemos ter uma Bíblia sem uma Igreja. 
Você não pode, pois o bom senso lhe diria que o que vem primeiro é a Igreja e então seus escritos. Não devemos colocar o carro na frente dos bois. A Igreja judaica ou sinagoga existiram antes de Moisés escrever uma única linha do VT e de igual maneira a Igreja católica existiu antes que uma única linha do NT fosse escrito. O Dia de Pentecostes e o nascimento do Cristianismo, não vieram do Espírito Santo na forma de um livro, porque não havia nenhum livro como o que Johannes Jorgensen, o famoso escritor convertido de Estocolmo, Suécia, declara. O Espírito Santo veio na forma de línguas de fogo que simbolizam que o cristianismo não seria pulgado por escritos mas pela palavra falada. É interessante notar que a pina Providência fez a sinagoga judaica proteger o VT de alteração e é lógico e razoável que a Igreja que deu a Bíblia para o mundo deveria ser criada por Deus para preservar e guardar os escritos inspiradas do NT. 
Fonte: Veritatis Splendor.