quinta-feira, 19 de maio de 2011

Homilia Diária - 19.05.2011 - "O verdadeiro discípulo é aquele que serve".


Depois que Jesus lavou os pés de Seus discípulos, Ele sentou-se e começou a ensinar e explicar o sentido do que acabara de fazer. Revela-lhes os grandes no Reino que está para ser inaugurado através de Sua Paixão, Morte e Ressurreição.
No Reino que virá depois do sofrimento e morte, têm lugar todos os que se colocam numa atitude de humildade, simplicidade e serviço. Portanto, só sentarão à mesa do banquete celestial os que – embora não sendo escravos prostrados – se fazem servos uns dos outros.
Deixando um exemplo do verdadeiro discípulo seu, Jesus lavou os pés dos apóstolos e serviu-lhes o Pão enquanto eles, sentados como senhores, comiam e bebiam.
Neste gesto, Jesus deixa o verdadeiro triunfo da glória celeste. O anseio do discípulo deverá ser o serviço e não a glória. Esta virá. Mas será como que consequência da cruz. É necessário que sigamos as pegadas do Mestre servidor.
Sigamos os passos de Cristo para que sejamos merecedores da bem-aventurança reservada para todos os que recebem Àquele que enviou Jesus ao mundo. Em tudo, – servindo para a manifestação da glória de Deus, – sejamos Seus missionários neste mundo muitas vezes resistente à mensagem do Pai na pessoa do Filho. Esquecendo que receber Jesus é receber o próprio Pai, visto que Ele e o Pai são um!
Padre Bantu Mendonça