quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ser cristão ou ser politicamente correto?


Ser cristão ou ser politicamente correto?


















Acredito que todos que como eu, são Identificados por aqueles que estão imediatamente a sua volta como cristão, tem vivido um dilema ascendente nestes últimos tempos: ser cristão ou ser politicamente correto? Anunciar sua fé e conquistar discordantes inflamados ou em nome da “paz” nas relações adotar uma postura permanentemente neutra e permissiva com os desvalores hodiernos?

“Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens. Rom 12,8
            A direção que encontrei na Palavra é bem explícita. Todos nós, pela força da vocação batismal, somos impelidos ao amor. E uma das máximas expressões do amor enquanto regra de vida é exatamente esta: a paz que brota do interior de cada indivíduo e que transborda para as situações ordinárias da existência, mesmo aquelas mais difíceis.
            No entanto, a paz entre as pessoas é uma via de mão dupla. É necessário, para que ela seja efetiva, uma disposição mútua em seu benefício. As direções assumidas em temas estratégicos e polêmicos para a vivência consciente da catolicidade e da cristandade no mundo atual nem sempre permitem esta possibilidade, pois não podemos ficar inertes as temáticas que nos cercam.
            Inspirados no amor de Jesus que acolhia a pecadora quando todos desejavam apedrejá-la, e deu-lhe a direção da vida verdadeira: “Vá e não peques mais!”.(João 8,11), mas que também exortava de forma enérgica os fariseus, identificando-os por exemplo como sepulcros caiados, belos por fora mais por dentro cheios de podridão. (Mateus 23,27), devemos nos portar.
            Coragem irmãos, e no que depender de vós, vivei em paz com todos os homens, mas não vos furteis de anunciar Jesus, com vossas vidas e vossas palavras.

Unidos em Cristo e em sua Igreja.

Christian Moreira